/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764909002&who=161

Associações se unem para engajar cidadãos e gestores públicos na luta pela inclusão da bicicleta como meio de transporte

Após o lançamento da campanha Bicicleta nos Planos, em Campo Grande (MS), em dezembro de 2015, as associações Bike Anjo, Transporte Ativo e UCB –  União de Ciclistas do Brasil, com apoio do ICS – Instituto Clima e Sociedade, dão continuidade ao projeto.

Atualizado em 26/01/2016 às 16:01, por Redação Envolverde.

Após o lançamento da campanha Bicicleta nos Planos, em Campo Grande (MS), em dezembro de 2015, as associações Bike Anjo, Transporte Ativo e UCB –  União de Ciclistas do Bras , com apoio do ICS – Instituto Clima e Sociedade, dão continuidade ao projeto. O objetivo é orientar a sociedade civ organizada e os cidadãos, bem como técnico e gestores municipais, para a inclusão da bicicleta como meio de transporte nos Planos de Mob idade Urbana (PMU), instrumento de planejamento da mob idade dos municípios.

Dez cidades bras eiras já fazem parte da campanha: Bragança Paulista (SP), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Maringá (PR), Manaus (AM), Poços de Caldas (MG), Cachoeirinha (RS), Recife (PE) e Salvador (BA). Esses locais foram selecionados levando em consideração o porte dos municípios, a distribuição regional e o engajamento da sociedade civ local. A ideia, porém, é que a Bicicleta nos Planos se espalhe por mais cidades do país. Para isso, as associações disponib izam uma plataforma aberta ( www.bicicletanosplanos.org ) com todo tipo de informação e material necessário (como o guia Incluindo as Bicicletas nos Planos, disponível para download ) para aux iar pessoas de todo o país que tenham interesse em incluir a bicicleta nos Planos de Mob idade de sua cidade.

A iniciativa da campanha se deu após o descumprimento da Política Nacional de Mob idade Urbana (PNMU, Lei Federal 12.587/2012), que determinava que os municípios bras eiros com mais de 20 m habitantes deveriam ter elaborado este Plano até abr de 2015. Segundo levantamento da NTUrbano, mais de 70% das cidades não cumpriram a ordem. De acordo com a PNMU, a bicicleta junto com pedestres e outros modos de transportes movidos à propulsão humana devem ser considerados prioridade nas cidades. Bike Anjo, Transporte Ativo e UCB – União de Ciclistas do Bras estão unidos para fazer a lei virar de fato uma realidade.

Para 2016, está previsto o acompanhamento dos Planos de Mob idade Urbana das dez cidades selecionadas pela campanha e também o auxílio a outros municípios que  queiram se engajar.

Sobre as associações

Bike Anjo

Criado em 2010, a comunidade criou uma rede com mais de 3 m ciclistas apaixonados em 400 cidades do Bras . O Bike Anjo promove, mob iza e ajuda pessoas a começarem a pedalar nas cidades e, para isso, conta com uma plataforma que conecta instrutores voluntários com ciclistas iniciantes. Também  realiza campanhas de mob ização e atividades educativas.  bikeanjo.org

Transporte Ativo

Fundada em 2003, a T.A. é uma organização da sociedade civ que promove o uso dos modos de transporte ativos (ou à propulsão humana) no ambiente urbano. Sua função é ser um centro de informação sobre mob idade urbana por bicicleta para o governo, mídia e cidadãos, conectando potenciais parceiros e coletando dados e informações dentro da sociedade e do governo na busca por cidades melhores para todos.  ta.org.br .

União dos Ciclistas do Bras

Atuante desde 2007 e presente em 176 cidades de 24 estados bras eiros e no Distrito Federal, a UCB é composta de associações de ciclistas, ciclistas e empresas privadas (como apoiadoras). Ela funciona como um espaço de articulação entre atores e iniciativas locais, fac itando e encorajando o compart hamento de informações, métodos e processos para emponderar e aumentar a efetividade dos seus membros e para intervir em políticas públicas e desenvolver projetos de âmbito nacional.  uniaodeciclistas.org.br . (#Envolverde)