Carlos Nobre defende no Vaticano o uso da 4ª Revolução Industrial para o desenvolvimento da Amazônia
Carlos Nobre, o reconhecido cientista do IEA-USP falou ontem ao Papa Francisco e aos bispos reunidos no Vaticano para o Sínodo para a Amazônia.
Em sua fala, Carlos Nobre fez referência ao documento científico “Marcos Científicos para Salvar a Amazônia” assinado por 60 cientistas dos países amazônicos e por pesquisadores globais da floresta, lançado oficialmente ontem. Em artigo no Valor , Daniela Chiaretti comenta detalhes do documento.
Segundo Daniela, Nobre disse que “há uma oportunidade emergente de desenvolver um novo paradigma sustentável que garanta que a floresta valha muito mais em pé do que derrubada (…) Utilizando a melhor ciência e avançadas tecnologias da Quarta Revolução Industrial, esta nova abordagem pode salvar a floresta”. Nobre reforçou que “este novo paradigma de desenvolvimento sustentável” deve ser socialmente inclusivo e justo, fortalecer comunidades, indígenas e mulheres, e combinar os conhecimentos científicos com os tradicionais.
ClimaInfo, 9 de outubro de 2019.





