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Coronavírus: sociedade diante do espelho

por Pablo Santoro, especial para a IPS –  Este é um artigo de opinião de Pablo Santoro, professor de Sociologia. Departamento de Sociologia: Metodologia e Teoria, Universidade Complutense de Madrid.

Atualizado em 20/03/2020 às 21:03, por Dal Marcondes.

por Pablo Santoro, especial para a IPS – 

Este é um artigo de opinião de Pablo Santoro, professor de Sociologia. Departamento de Sociologia: Metodologia e Teoria, Universidade Complutense de Madrid.

MADRI, 16 de março de 2020 (IPS) – Em 2011, um grupo de especialistas elaborou um relatório, a pedido da Comissão Europeia, para avaliar a abordagem da emergência devido ao vírus H1N1. Foi um dos predecessores das pandemias de gripe do coronavírus atual e seu gerenciamento pelos poderes públicos foi objeto de críticas, incluindo, segundo se dizia, excesso de zelo que gerou um estado desnecessário de pânico social.

Uma das conclusões do  relatório  foi a falta de conselhos específicos nas ciências sociais: enquanto epidemiologistas, virologistas e especialistas em doenças infecciosas eram imediatamente utilizados, o mesmo não acontecia com outras disciplinas – comunicação, sociologia, economia, filosofia política, ética – cujo conselho teria ajudado a concentrar melhor a resposta a essa crise.

Quero pensar que, no momento, em que a pandemia de coronavírus representa uma emergência global incomparavelmente superior a ela, as autoridades internacionais estão levando em consideração a ajuda que outras formas de conhecimento podem oferecer além do conhecimento estrito. biomédica.

Mas talvez eles também possam nos oferecer algumas lições que nos permitem enfrentar melhor o que nos espera, pelo menos, a teoria sociológica e as outras ciências sociais e humanas com as quais ela dialoga, e isso é o que me preocupa.

A sociologia do coronavírus

A primeira coisa que a sociologia pode fazer é ajudar a tornar visíveis alguns aspectos da vida social que às vezes passam despercebidos, mas que o coronavírus está dolorosamente evidenciando:

  • A centralidade social do   trabalho invisível   e como ele é distribuído de maneira desigual por gênero, idade, etnia e outras categorias sociais.
  • O efeito da   desigualdade social   e das   diferenças de  classe  e capital (econômicas, mas também sociais, educacionais etc.), que gerarão conseqüências extremamente díspares, não apenas na medida em que são   determinantes sociais da saúde  , mas em maneiras de lidar com medidas como o   fechamento de escolas   ou a promoção do teletrabalho e do   e-learning  .

Outras perspectivas sociológicas nos permitem focar em questões mais específicas:

  • A   microssociologia das saudações   e outras   interações do dia-a-dia   que normalmente tomamos como garantidas (e que, embora em alguns casos gerem   proposições inteligentes  , para muitos de nós estamos se tornando um assunto perturbador: apertem as mãos, beijem, fiquem um metro de distância?).
  • As   novas formas de colaboração científica   aberta, que são tão relevantes na pesquisa sobre o vírus e que, segundo a sociologia da ciência, mudam profundamente a maneira como as comunidades científicas se organizaram.
  • Ou as descrições que a sociologia nos oferece das   novas formas familiares   em sociedades avançadas, nas quais   cada vez mais avós e avós   assumem o papel de cuidadores diários de seus netos (e que hoje geram tantas angústias pela possibilidade de infectá-los) inadvertidamente).

O fato social total

Algumas teorias sociológicas mais complexas nos dão idéias para entender a especificidade histórica do momento em que estamos vivendo e que o coronavírus torna, se possível, mais urgente:

  • Conceitos como a “  sociedade de risco  ” de Ulrich Beck, que aponta a ambivalência de nossas sociedades tecnocientíficas, onde a inovação tecnológica é uma fonte de ameaças (por exemplo, na rápida disseminação de rumores e notícias falsas sobre o vírus através de redes sociais) e uma ferramenta para sua solução (já que as redes digitais também são os principais meios para as autoridades informarem a população);
  • O papel que Anthony Giddens atribui a   sistemas especialistas   (estatísticas, cálculos, fontes científicas, dados …) na   modernidade reflexiva  , sem a qual nem estaríamos cientes da magnitude da pandemia, mas que também levanta numerosos dilemas éticos e políticos;
  • As abordagens da   teoria ator-rede  , que considera os agentes não humanos como agentes de pleno direito do COVID-19 na mudança social;
  • Ou, em uma reflexão que se sobrepõe à emergência climática (a outra questão planetária que agora parece injustamente colocada em segundo plano), as abordagens ecofeminista,   pós-humanista   e   multiespécies  , que nos oferecem uma visão do mundo como uma totalidade imbricada na qual Todas as entidades do planeta se co-produzem e para as quais os dualismos clássicos, como natureza / sociedade, deixaram de funcionar, se é que   alguma vez o foram  .

Eu poderia apontar muitas outras questões sociológicas que o coronavírus mobiliza, desde as   transformações digitais   do tecido produtivo aos sinais de   racismo   vivenciado por cidadãos de origem chinesa, da   sociologia da tecnologia   (com   novos usos   de drones e novas técnicas de diagnóstico, como controle temperatura, mas também novas formas de controle e vigilância) até o papel das   imagens culturais   (como podemos evitar que passamos quinze anos com uma avalanche de filmes sobre epidemias e zumbis?).

E é que o coronavírus está se mostrando um   “fato social total”  , um conceito cunhado pelo sociólogo e antropólogo francês   Marcel Mauss   para se referir a esses fenômenos que colocam em jogo a totalidade das dimensões do social.  

(Sobre) morando juntos

Antes de terminar, porém, eu queria destacar outra utilidade, neste caso cívica ou política, se você preferir, da perspectiva sociológica.

Se a história social das epidemias nos ensina, e também todos os estudos culturais sobre epidemiologia, imunologia e doenças infecciosas, é que aqui está em jogo um problema fundamental da sociologia: como (conviver). O que nos une e o que nos separa.

Um dos efeitos mais imediatos em qualquer surto é a exacerbação – material e simbólica – da diferenciação social, a multiplicação das linhas divisórias entre “nós” e “os outros” (entre saudáveis ​​e doentes, entre aqueles que estão bem e aqueles que estão bem). eles têm “patologias anteriores” ou pertencem a “grupos de risco”, entre aqueles que têm recursos e apoios e aqueles que não os têm, entre “aqueles daqui” e “aqueles de fora”, etc.).

Essas diferenças deslizam muito facilmente no discurso social em direção a uma distinção entre “inocente” e “culpado”, como mostram todos os exemplos históricos, da peste bubônica ao HIV / AIDS.

Compreendendo os apelos à responsabilidade individual e a importância do “  distanciamento social  ” como forma de combater a disseminação do vírus, também estou extremamente preocupado com o seu potencial de questionar os laços que nos unem.

Talvez temporariamente, se os médicos recomendam, novas fronteiras, novas distâncias devem ser geradas, mas – e esta é, na minha opinião, a lição mais importante a ser lembrada de uma sociologia do coronavírus – também devemos estar muito atentos aos perigos tão abismal que eles podem se esconder entre eles.

Este  artigo  foi publicado originalmente pela  The Conversation  .

(IPS/#Envolverde)