EaD abre as portas do ensino superior para adultos
Estudo realizado pela plataforma Quero Bolsa conclui que o Ensino a Distância é uma opção para quem não pôde estudar na idade ideal Sete em cada dez pessoas que ingressaram em cursos de graduação a distância têm a partir de 25 anos de idade, ou seja, iniciaram a faculdade tardiamente.
Estudo realizado pela plataforma Quero Bolsa conclui que o Ensino a Distância é uma opção para quem não pôde estudar na idade ideal
Sete em cada dez pessoas que ingressaram em cursos de graduação a distância têm a partir de 25 anos de idade, ou seja, iniciaram a faculdade tardiamente. O dado foi levantado pela equipe de Inteligência Educacional do Quero Bolsa , principal plataforma digital para inclusão de estudantes no ensino superior do País, ao avaliar os dados coletados pelo Inep para elaborar o Censo da Educação Superior 2017 (o mais recente disponível). O time de Inteligência Educacional comparou a distribuição por faixa etária dos ingressantes em cursos EaD com os alunos novos em cursos Presenciais e constatou que a proporção é exatamente oposta. Ou seja, enquanto 71% dos alunos EaD ingressam mais tarde na graduação, 68% dos alunos ingressantes em cursos presenciais começaram a estudar na faixa etária adequada (até os 24 anos).
Ingressantes por faixa etária resumida
(Faça o download das imagens à visualização dos gráficos em alta)
“Este dado demonstra que a tecnologia tem o poder de incluir a parcela da população que, por diversas razões, perdeu a chance de cursar uma faculdade com a idade esperada para o curso”, analisa Pedro Balerine, diretor de Inteligência Educacional da plataforma Quero Bolsa . “Isso ocorre graças a dois fatores preponderantes, a mensalidade mais barata e a conveniência da facilidade de adequar a carga horária e os estudos à rotina de trabalho”, explica.
Ao avaliar a distribuição dos alunos ingressantes por faixas etárias, nota-se a grande concentração de novos alunos entre 17 e 24 anos em cursos presenciais, e uma distribuição mais homogênea (dos 17 aos 40 anos) nos cursos a distância. A partir daí os ingressos sofrem uma queda constante, mas o EaD inclui, proporcionalmente, três vezes mais estudantes do que os cursos presenciais nas demais faixas etárias analisadas.
Distribuição dos ingressantes por faixa etária e por modalidade de ensino
Ensino Público
Em ambas as modalidades de ensino, os alunos egressos de escolas públicas são maioria, mas, no ensino a distância (EaD), os alunos que concluíram o ensino médio na rede pública representam quase 85% do total, enquanto os que estudaram na rede privada correspondem a menos de 16%. “Este dado permite concluir que a renda média das famílias dos alunos que escolhem estudar a distância é inferior à daqueles que ingressam em cursos presenciais”, destaca Balerine.
Distribuição dos ingressantes de acordo com a categoria administrativa das escolas onde concluíram o ensino médio
Já a distribuição por gênero e origem étnica do aluno do ensino a distância e do aluno presencial são muito parecidas e registram proporções bem semelhantes, com pequenas variações, como, por exemplo, a parcela de estudantes do sexo feminino no EaD ser ainda maior do que no presencial. “Não é de hoje que as mulheres são maioria nas salas de aula das faculdades do País. De acordo com o último Censo, elas são quase 54% dos alunos no ensino presencial contra 58% no EaD”, aponta o diretor de Inteligência Educacional da plataforma Quero Bolsa.
Distribuição dos ingressantes por gênero, segundo a modalidade de ensino
Alunos Brancos, seguidos pelos Pardos são maioria tanto nas salas de aula de cursos presenciais quanto entre os matriculados em graduações EaD. No entanto, a modalidade ainda não atingiu um percentual elevado entre os negros. A participação desta parcela da população é ainda menor, representando apenas 5,25% das matrículas no EaD registradas em 2017, contra 6,85% dos ingressantes no ensino superior presencial. O mesmo ocorre com a população indígena, como pode ser visto no gráfico a seguir.
Distribuição dos ingressantes por cor e raça, segundo a modalidade de ensino
Perfil do aluno
A análise feita pela Inteligência Educacional do Quero Bolsa permite identificar o típico perfil do aluno que decide estudar graduação a distância. O aluno do EaD é tipicamente do sexo feminino, branco, entre 31 e 40 anos de idade, vindo das classes sociais mais baixas. “Eu ainda acrescentaria que essa aluna provavelmente cursa Pedagogia, pois é o curso EaD com mais ingressantes, de acordo com o último Censo. São quase 190 mil matriculados.”, conclui Balerine.
Porém, o especialista chama atenção para um aspecto importantíssimo na escolha pela modalidade de ensino que o aluno vai seguir. “O ensino a distância exige do aluno um comprometimento ainda maior com o curso, mais disciplina no cumprimento das tarefas e nas horas dedicadas ao estudo e às aulas. Se ele não tiver perfil para isso, o risco de desmotivar e abandonar o curso é alto”, afirma.
Para ajudar o estudante a fazer uma autoavaliação e descobrir se tem o perfil ideal para fazer uma faculdade a distância, o Quero Bolsa desenvolveu o teste de perfil EaD. Trata-se de uma ferramenta on-line gratuita baseada no estudo realizado pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston. Nele é possível identificar quatro elementos no perfil do candidato e, a partir deles, mapear as características comportamentais, ligando-as ao perfil exigido para o curso a distância.
Sobre o Quero Bolsa
O Quero Bolsa (
www.querobolsa.com.br
) auxilia estudantes a escolher e ingressar no Ensino Superior com bolsas de estudos de até 75% em cursos de graduação, pós-graduação, além de profissionalizantes e técnicos, em mais de 1.300 instituições de ensino parceiras no País. A plataforma também reúne informações de faculdades, cursos e comparativo de preços, até dicas de estudo e carreiras. Além do site, o serviço conta com aplicativo móvel disponível nos sistemas Android e iOS.
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