/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764908986&who=161

Equipe MBRSC se preparando para lançar o KhalifaSat no Japão

DUBAI, 15 de outubro de 2018 (WAM) – Uma equipe dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Mohammed bin Rashid Space Center (MBRSC) realizaram os testes técnicos finais em KhalifaSat, que chegou ao Centro Espacial Tanegashima no Japão.

Atualizado em 15/10/2018 às 17:10, por Redação Envolverde.

DUBAI, 15 de outubro de 2018 (WAM) – Uma equipe dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Mohammed bin Rashid Space Center (MBRSC) realizaram os testes técnicos finais em KhalifaSat, que chegou ao Centro Espacial Tanegashima no Japão. O KhalifaSat foi preparado para acoplar com o veículo de lançamento, Rocket H-IIA, e foi instalado com sucesso e aguarda lançamento em 29 de outubro. O satélite é armazenado dentro de uma área especialmente projetada, chamada Edifício de Montagem de Veículos, até a data de lançamento. KhalifaSat deve estar presente nesta área por cinco a 40 dias antes da data de lançamento.

Testes técnicos foram realizados em KhalifaSat para determinar sua segurança no foguete H-IIA. Esses testes incluem um teste de verificação funcional para confirmar que todos os subsistemas estão funcionando bem, testes de segurança da bateria e outros testes relacionados. A Mitsubishi Heavy Industries fornece à equipe todas as facilidades necessárias para realizar esses testes.

Yousuf Hamad Al Shaibani, diretor-geral da MBRSC, disse: “Realizar os testes técnicos no KhalifaSat, o primeiro satélite desenvolvido 100% nos Emirados Árabes Unidos, é um passo importante na preparação para seu lançamento do Centro Espacial Tanegashima no Japão. O Centro foi escolhido por ser o maior complexo de lançamento de foguetes do Japão e um dos locais mais raros do mundo que permite satélites e outras espaçonaves em órbita, devido às suas instalações que ajudam a realizar uma série de operações como montagem de espaçonaves e manutenção, testes finais de satélites, instalação de espaçonaves, acompanhamento após a instalação e rastreamento de espaçonaves após a decolagem.”

Al Shaibani sublinhou que a MBRSC está empenhada em implementar as directivas da liderança dos EAU, alcançando os seus objetivos em termos de exploração espacial e investimento, e aumentando os esforços para desenvolver este sector, promovendo a inovação e melhorando as competências dos jovens dos Emirados. Ele acrescentou que esses dedicados jovens dos Emirados são a razão para a conclusão do KhalifaSat, que será lançado em breve para iniciar sua vida planejada de cinco anos para fornecer informações destinadas a melhorar a qualidade de vida.

A MBRSC havia anunciado anteriormente que 29 de outubro de 2018 era a data oficial para o lançamento de KhalifaSat em órbita a bordo do foguete H-IIA no Centro Espacial Tanegashima, no Japão, para uma planejada vida útil de cinco anos. Para isso, a MBRSC está em parceria com a Mitsubishi Heavy Industries e a Japan Aerospace Exploration Agency.

Uma vez implantado em uma Órbita Terrestre Baixa – cerca de 613 km acima -, o KhalifaSat irá capturar e fornecer imagens detalhadas de alta qualidade da Terra para a estação terrestre no MBRSC em Dubai. Este serviço ajudará organizações governamentais e empresas do setor privado em todo o mundo.

KhalifaSat pesa apenas 330 kg. Ele contém um sistema de posicionamento avançado que permite que um grande número de imagens 3D seja capturado de uma só vez, com excelente precisão e velocidade. As imagens serão usadas para detectar os efeitos do aquecimento global, garantir planejamento e gerenciamento urbano responsável e ajudar nos esforços de socorro para desastres naturais. (#Envolverde)