Evento discute restauração florestal como chave para o clima na reta final da COP30
“A Restauração no Clima da COP” acontecerá no dia 10 de setembro, na Unibes Cultural, em São Paulo (SP), e reúne especialistas, poder público e setor produtivo para debater o papel da restauração de ecossistemas na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. .
Em pré-COP30, maior evento global de discussões sobre o clima, a Iniciativa Verde e a Envolverde promovem o debate “A Restauração no Clima da COP”. O evento acontece no dia 10 de setembro, das 9h às 13h, no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo).
A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) coloca a revitalização de biomas como uma ferramenta central para combater as mudanças climáticas, garantir a biodiversidade e a subsistência de comunidades em risco climático. O ano de 2030 representa um marco final para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é considerado a última chance para evitar mudanças climáticas catastróficas.
Neste contexto, a restauração florestal vai além da recuperação ambiental. Ela movimenta uma cadeia econômica vibrante, gera emprego e renda por meio da produção de mudas e sementes, e presta serviços ecossistêmicos essenciais, como a regulação do clima e a proteção dos recursos hídricos. O evento se propõe a explorar essas múltiplas conexões, da escala local à global.
Programação e Participantes
O debate será dividido em duas mesas temáticas com representantes chave e stakeholders de diversos setores:
Mesa 1: Políticas Públicas e Programas para a Restauração
Um painel com representantes de diversas esferas para discutir as estratégias e diretrizes que estão moldando o futuro da restauração.
Convidados:
Jônatas Souza da Trindade – Subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – SEMIL, conduz políticas e ações voltadas à conservação ambiental, ao desenvolvimento sustentável e à integração entre biodiversidade, infraestrutura e governança ambiental.
Deputada Estadual Marina Helou – coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista do Estado de São Paulo, que atua para integrar a agenda ambiental à pauta do Legislativo estadual e apoiar políticas públicas e ações de desenvolvimento sustentável.
Luciana Alves – co-líder do GT de Políticas Públicas do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica e especialista em restauração no Programa de Florestas e Uso da Terra do WRI Brasil.
Mesa 2: Soluções Práticas em Ação
Um espaço para apresentação de cases concretos, mostrando o reflorestamento na prática, a partir da visão de diversos atores da cadeia da restauração.
Convidados:
Rosilene Dias – responsável pela Gestão do Programa Nascentes, do Estado de São Paulo.
Alencar Rodrigues Ferreira – proprietário rural de Piquete (SP).
Guilherme Moya – diretor do Instituto Pró-terra, ONG executora de projetos de restauração.
Jaqueline Miranda – viveirista de mudas nativas da Associação de Produtores de Mudas Nativas do Vale do Ribeira (Avivari).
Público-Alvo e Informações Gerais
O evento é direcionado a técnicos de áreas governamentais e não governamentais, estudantes universitários, proprietários rurais, empresários do setor e todos os interessados nos temas de mudanças climáticas e restauração ecológica. A classificação etária é livre.
Inscrições gratuitas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/a-restauracao-no-clima-da-cop/3102277
Serviço:
Evento: A Restauração no Clima da COP
Data: 10 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: das 9h às 13h
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento/a-restauracao-no-clima-da-cop/3102277
Contato para a Imprensa:
Reinaldo Canto reinaldo@envolverde.com.br
Sobre a Iniciativa Verde:
A Iniciativa Verde é uma organização do terceiro setor que, desde 2005, realiza projetos de restauração florestal promovendo a melhoria de serviços ambientais como biodiversidade, qualidade do ar e contribuindo para a mitigação da crise climática.
Sobre a Envolverde :
A Envolverde entrou no ar em 1998 e é o mais antigo projeto de jornalismo nativo digital existente no Brasil. Desde então, dedica-se ao jornalismo em defesa das melhores práticas em meio ambiente e da sustentabilidade.
Envolverde

Reinaldo Canto
LONG BIO Jornalista especializado em Sustentabilidade e Consumo Consciente, diretor de projetos especiais do Instituto Envolverde. LONG BIO Jornalista especializado em Sustentabilidade e Consumo Consciente, diretor de projetos especiais do Instituto Envolverde. LONG BIO Jornalista especializado em Sustentabilidade e Consumo Consciente, diretor de projetos especiais do Instituto Envolverde. LONG BIO Jornalista especializado em Sustentabilidade e Consumo Consciente, diretor de projetos especiais do Instituto Envolverde. LONG BIO Jornalista especializado em Sustentabilidade e Consumo Consciente, diretor de projetos especiais do Instituto Envolverde.





