Fundo Climático Verde anuncia início de projetos

Com proximidade da Cúpula do Clima da ONU, o Fundo inicia seus projetos para contribuir para que a temperatura do planeta não suba mais que 2ºC.

Atualizado em 17/11/2015 às 12:11, por Redação Envolverde.

Com sete organizações, grupo pretende contribuir com as discussões para a COP21, em Paris. Foto: Divulgação/ Pacto Global

Com proximidade da Cúpula do Clima da ONU, o Fundo inicia seus projetos para contribuir para que a temperatura do planeta não suba mais que 2ºC.

A junta do Fundo Climático Verde (GCF), às vésperas da Conferência do Clima da ONU em Paris (COP21), anunciou no dia 6 de novembro a arrecadação de 168 milhões de dólares para financiar projetos que beneficiarão ações em países em desenvolvimento.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Segundo os membros do Fundo, essas novas atividades vão gerar 1,3 bilhões de dólares em investimentos nos próximos cinco anos em mitigação e medidas de adaptação. Os oito projetos contemplados se encontram na África, Ásia-Pacífico e América Latina.

O co-presidente da junta do GCF, Gabriel Quijandria Acosta, disse que o financiamento é parte fundamental para o combate a mudanças climáticas, e acelerará o apoio as países que já estão vivenciando os efeitos devastadores do aumento das temperaturas. A diretora executiva do Fundo, Héla Cheikhrouhou, informou que há outros projetos pendentes de aprovação, mas valorou este primeiro passo como um avanço no cumprimento do seu mandato mundial.

O Fundo Climático Verde foi organizado por 194 governos-parte da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC). O objetivo é ajudar a fazer com que a temperatura do planeta suba até, no máximo, 2ºC. (ONU Brasil/ #Envolverde)

/apidata/imgcache/41c488d9a57a79f3e217093acf806621.png

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.


Leia também: