/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764911520&who=161

Ideia Sustentável apresenta estudo sobre Tendências em Sustentabilidade de olho na COP 30

No Top Trends COP 30, especialistas identificam e analisam 22 tendências/desafios relacionados com os seus grandes temas que serão debatidos durante a “Conferência da Floresta”, em novembro de 2025 .

Atualizado em 15/05/2025 às 16:05, por Redação Envolverde.

A 30ª Conferência das Partes (COP30), da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), será realizada pela primeira vez no Brasil. Trata-se de uma oportunidade única para o país reforçar seu protagonismo na agenda climática internacional e liderar discussões sobre questões críticas.

Diante da urgência em enfrentar as mudanças climáticas, tanto para o Brasil quanto para a comunidade global, torna-se ainda mais relevante ampliar os estudos sobre o tema. Por essa razão, a Ideia Sustentável — empresa especializada em soluções humanizadas de ESG para todos os segmentos do mercado — acaba de lançar o estudo  Top Trends COP 30 .

O estudo integra o Observatório de Tendências em Sustentabilidade, uma iniciativa de gestão do conhecimento criada em 2005 para aprofundar temas relevantes e contribuir de forma efetiva para ampliar perspectivas, desenvolver o entendimento sobre as principais questões da sustentabilidade empresarial e produzir conteúdo valioso para palestras, workshops e trilhas de conhecimento.

E-book

O estudo  Top Trends COP 30  foi dividido em três etapas:

  1. Sondagem  – Identificação de até 10 tendências/desafios para cada um dos seis grandes temas da COP30.
  2. Avaliação  – Seleção de especialistas em cada tema, que atribuíram notas (de 5 a 1) com base em três critérios: relevância e impacto para empresas e sociedade; probabilidade de ocorrência; e oportunidades para o Brasil. Cada especialista justificou suas avaliações.
  3. Análise final  – Compilação das notas e realização de entrevistas, resultando em um quadro com 22 tendências principais. A seleção final considerou a soma das notas mais altas em impacto, probabilidade de ocorrência e oportunidades para o Brasil, organizando as tendências em ordem decrescente de pontuação.

Para apresentar os resultados, foi elaborado um  e-book , que traz a apresentação dos especialistas, pontuações, as 22 tendências destacadas, argumentos e pontos de vista dos entrevistados, oportunidades para o Brasil e quadros-resumo que facilitam a leitura e a aplicação do conteúdo.

“Um dos objetivos desse estudo é organizar algumas das principais ideias-força que serão debatidas na COP30, com análise e contextualização que permitam, não apenas aos especialistas, mas a todo o público interessado, aprofundar-se nos temas, desafios e tendências que vão decidir o futuro da humanidade”, explica Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e autor, entre outros, dos livros  Conversas com Líderes Sustentáveis  (SENAC-SP) e  Vamos Falar de ESG?  (Voo).“Esperamos discutir esses conteúdos em várias cidades brasileiras”, complementa, reforçando a importância da disseminação do estudo em todo o país.

Entre os temas abordados no  Top Trends COP 30  estão:

  • Redução das emissões de GEE;
  • Adaptação às mudanças climáticas;
  • Financiamento climático;
  • Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono;
  • Preservação de florestas e biodiversidade;
  • Justiça climática.

O e-book está disponível no site  www.ideiasustentavel.com.br .

Evento de lançamento do estudo

Os principais insights do  Top Trends COP 30  serão apresentados em primeira mão amanhã,  23 de abril de 2025 , das 8h30 às 12h, em evento na FAAP, em São Paulo, com a presença de especialistas convidados.

O encontro contará com  transmissão online . Estão previstos, ainda, outros eventos com painéis de discussão sobre o estudo em São Paulo, Belém e outras cidades brasileiras.

Link da transmissão https://www.youtube.com/@Ideia_Sustentavel

Sobre a Ideia Sustentável:  Uma empresa boutique, que há quasetrês décadas atua na oferta de soluções inovadoras para a incorporação dos princípios ESG na gestão e na estratégia dos negócios; e também no desenvolvimento de líderes e colaboradores de empresas interessadas no tema. Fundada em 1999 pelo jornalista e especialista em sustentabilidade empresarial, Ricardo Voltolini, a Ideia Sustentável acompanha diariamente toda a evolução da sustentabilidade empresarial e produz estudos relevantes sobre tendências para todos os segmentos da economia, a fim de ampliar as perspectivas em inteligência e planejamento para ao reconhecimento de empresas em ESG, independentemente do seu porte. Saiba mais em  www.ideiasustentavel.com.br .

Envolverde