/apidata/imgcache/043bddef810cc1ae242d5408f289bd7b.jpeg

Jovens se tornam protetores ambientais em Santa Catarina

Localizada no norte de Santa Catarina, a cidade de Campo Alegre, de apenas 12 mil habitantes, tem se transformado em destino certo para turistas amantes da natureza que buscam contato com recantos naturais, montanhas e trilhas ecológicas.

Atualizado em 17/04/2018 às 20:04, por Redação Envolverde.

Localizada no norte de Santa Catarina, a cidade de Campo Alegre, de apenas 12 mil habitantes, tem se transformado em destino certo para turistas amantes da natureza que buscam contato com recantos naturais, montanhas e trilhas ecológicas. Com cachoeiras e belas paisagens, o município descobriu sua vocação para o turismo natural e tem como uma de suas principais preocupações a sustentabilidade. Para reforçar a importância de se preservar os recursos naturais disponíveis, a atual gestão municipal vem trabalhando o tema nas escolas. No último mês, a Secretaria de Educação de Campo Alegre estabeleceu com a Polícia Militar, por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, uma parceria para a implantação do Programa Protetor Ambiental. O objetivo do projeto é treinar adolescentes para ajudarem em atividades de proteção ao meio ambiente.

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Trinta alunos de três escolas municipais conveniadas ao Sistema de Ensino Aprende Brasil participam do programa. Os estudantes recebem uniforme, material didático, alimentação e transporte e desenvolvem atividades teóricas e práticas de preservação ambiental. Para a 3º Sargento da PM – Núcleo de Educação Ambiental, Joseane de Almeida Raulino, a maioria dos adolescentes não tem conhecimento da legislação ambiental e da problemática atual do meio ambiente. “Esse programa é muito importante para que possamos trazer os jovens para junto de nós na defesa da natureza, bem como difundir a Educação Ambiental como forma de mudança de comportamento das pessoas”, destaca a sargento.

As aulas seguem até novembro, com encontros semanais – nos quais são abordados temas como biodiversidade, problemas da caça e criação em cativeiro, poluição, impactos da agricultura e pesca e legislação ambiental. Também serão estudadas formas de se evitar danos ao meio ambiente e a importância das mais variadas espécies de seres vivos. Os alunos farão ainda viagens de estudo, caminhadas ecológicas, limpezas de mananciais e outras atividades de cunho social. Ao final do programa, os estudantes vão receber um certificado de Protetor Ambiental, para que se tornem multiplicadores da conscientização ecológica.

Para a gerente de produto do sistema de ensino Aprende Brasil, Damila Bonato, a questão Ambiental deve ser considerada como uma dimensão importante da educação, com presença constante nas práticas escolares. “A sociedade precisa educar suas ações, estabelecer limites para o consumo e a exploração dos recursos naturais – e isso envolve mudança de hábitos e a conscientização de todos. Por meio da educação de crianças e adolescentes, podemos conseguir isso. Os alunos acabam se tornando agentes multiplicadores dessa consciência ambiental”, explica. “Estamos muito felizes por fazer parte desse programa da Polícia Ambiental. É um momento único e trará muito aprendizado para nossos alunos e suas famílias”, afirma Leda Odia, Secretária de Educação de Campo Alegre. Para o prefeito do município, Rubens Blaszkowski, a iniciativa é muito importante para a educação dos cidadãos. “O programa vai contribuir para a formação e para a vida dos alunos participantes e trará impactos positivos para toda a cidade”, completa Blaszkowski. (#Envolverde)


Leia também: