Pacto pelo Esporte é lançado e assinado por 20 empresas
Acordo inédito entre empresas proporcionará um ambiente mais íntegro para os investimentos no esporte do Brasil.

Acordo inédito entre empresas proporcionará um ambiente mais íntegro para os investimentos no esporte do Brasil.
No último dia 28 de outubro, o esporte brasileiro celebrou um novo acordo: foi lançado o Pacto pelo Esporte, iniciativa inédita que busca construir um ambiente íntegro entre empresas, clubes, federações e confederações por meio de um conjunto de regras que promovem mais transparência para o patrocínio esportivo e incentivam uma melhor governança e gestão das entidades esportivas. O documento, que pode ser baixado no site oficial do pacto, foi fruto de um trabalho conjunto de empresas patrocinadoras, do Instituto Ethos, da Atletas pelo Brasil e do Lide Esporte, com apoio do Mattos Filho Advogados.
O evento de lançamento, que aconteceu no edifício Tomie Ohtake, em São Paulo, reuniu atletas e ex-atletas apoiadores do projeto, como Ana Moser, Gustavo Borges, Hortência Marcari, Magic Paula, Mauro Silva e Raí, além de patrocinadores e organizações da sociedade civil. Até a data de fechamento desta matéria, o documento já conta com a assinatura de 20 empresas, das 35 que mais investem em modalidades no Brasil.
O que vai mudar?
Baseado na Lei Anticorrupção (12.846/2013) e no acréscimo do artigo 18-A na Lei Pelé (9.615/1998), o documento prevê uma série de políticas que fecham o cerco para a corrupção no esporte, como:
1) O limite ao mandato de dirigentes esportivos;
2) O estímulo à participação dos atletas na gestão de instituições e em seu sistema eleitoral;
3) A adoção, pelas entidades esportivas, de códigos internos e regras para a prevenção de condutas que ferem a ética;
4) A implementação de medidas de transparência na prestação de contas, com relatórios detalhados e periódicos;
5) O cuidado com a contratação de fornecedores, que devem desenvolver programas de integridade e mecanismos de prevenção e combate à corrupção, entre outras.
As entidades deverão se adequar aos critérios estabelecidos no documento em até dois anos. O Ethos, a Atletas pelo Brasil e o Lide Esporte desenvolverão indicadores de gestão e transparência para entidades esportivas. Essa construção envolverá muitos atores ligados ao esporte e as entidades esportivas serão ouvidas nesse processo. Também será elaborada uma cartilha com as diretrizes básicas para auxiliar as empresas e as instituições desportivas a concretizar as mudanças previstas pelo acordo.
As signatárias
Em entrevista para a Folha de São Paulo, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, afirmou que “a adesão ao Pacto pelo Esporte está alinhada com a política de incentivo que a empresa possui, pois apoiamos não apenas os atletas de alto rendimento, mas também a formação de jovens atletas, com destaque para o trabalho de base junto às crianças em situação de vulnerabilidade social”. A companhia é patrocinadora oficial das confederações brasileiras de tênis, handebol e desportos aquáticos e é responsável pela logística da Olimpíada Rio 2016.
Para Paulo Nigro, presidente do Aché e do Lide Esporte, o patrocínio deve ser pensado levando em consideração não apenas a publicidade que gera, mas os riscos envolvidos. “Hoje, além disso, tenho que me preocupar com a segurança jurídica. Não podemos correr o risco de estar com uma entidade envolvida em corrupção”.
A gerente executiva do Banco do Brasil, Karen de Rezende Machado, também esteve no evento. A instituição, patrocinadora do vôlei, suspendeu o pagamento de verbas à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) em 2014, em razão de irregularidades na gestão do patrocínio relatadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo ela, “desde o início começamos a rediscutir e colocar cláusulas de melhoria de gestão nos contratos. O último contrato está suficientemente bom para o que a gente espera da CBV. Hoje está muito profissional”.
À Folha de São Paulo, o Itaú disse que “preza pela total transparência e ética, valores que sempre busca nos relacionamentos com os seus fornecedores e parceiros. O pacto traz os mais modernos conceitos e instrumentos de governança, garante maior segurança às empresas investidoras”.
Assinaram o Pacto pelo Esporte:
Aché
Banco do Brasil
Bradesco
BRF
Carrefour
Centauro
Coca-Cola
Construtora Passarelli
Correios
Decathlon
Ernst&Young
Estácio
Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Itaú-Unibanco
Johnson&Johnson
McDonald’s
P&G
Somos Educação
TAM
Vivo Telefônica
* Publicado originalmente no site Instituto Ethos.





