/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764909244&who=161

Repórter Brasil - Entre o greenwashing, Tuvalu e a fila do bandejão, começa a COP30 em Belém

Daniel Camargos - A Cúpula do Clima reúne num mesmo espaço mineradoras com passivo socioambiental, ministros em reuniões, representantes de países ameaçados pela crise climática, carnaval com bichos e defensores de territórios esperando respostas. O que a COP30 vai entregar, e para quem, ainda está em disputa

Atualizado em 11/11/2025 às 18:11, por Redação Envolverde.

Manifestantes protestam na COP30 contra o desaparecimento de defensores do meio ambiente no México

Manifestantes protestam na COP30 contra o desaparecimento de defensores do meio ambiente no México (Foto: Juliana Pesqueira/Amazônia Real)

Por Daniel Camargos 

BELÉM (PA) — Ainda no aeroporto, quem chega para a COP30 encontra duas mensagens de boas-vindas. De um lado, a Vale convidando o visitante a “ver e viver as Amazônias”. No painel ao lado, a Hydro exibe a imagem de Fafá de Belém sorrindo diante de uma floresta tropical. As duas mineradoras, com passivos socioambientais no Pará, recepcionam quem desembarca para a conferência do clima.

No primeiro dia da COP, nos corredores da área azul, circulam ministros e delegações, dispostos a sorrir, dar boas notícias e responder às perguntas de centenas de jornalistas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, revelou o plano do governo federal de assentar parte das 5 mil famílias do acampamento Terra e Liberdade, em Parauapebas, no sudeste do Pará, o maior do Brasil.  

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, posava para fotos com outros indígenas paramentados de cocares e com o corpo pintado. Questionada por este repórter, ela afirma ter expectativa de que as demarcações de terra avancem durante a COP30, mas que a decisão depende do Ministério da Justiça e da Presidência da República.

Um levantamento da Coiab, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, aponta que 29 terras indígenas estão prontas para homologação, fase final do processo de demarcação.

Esta reportagem foi produzida pela Repórter Brasil, por meio da Cobertura Colaborativa Socioambiental da COP 30. Leia a reportagem original aqui.

Envolverde