Em um mundo cada vez mais afetado por eventos climáticos extremos, a educação ambiental emerge como uma ferramenta essencial para preparar as futuras gerações. Recentemente, o Senado brasileiro aprovou uma atualização significativa na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), sancionada em 17 de julho de 2024. Esta nova diretriz reflete a crescente urgência de abordar questões ambientais e integrar a educação ambiental em todos os níveis de ensino. A partir de 2025, temas como ‘mudança climática’ e ‘proteção da biodiversidade’ serão incluídos no currículo escolar, destacando a importância de preparar os educadores para abordar esses tópicos com profundidade.
Impacto nas Escolas
A atualização da PNEA traz à tona uma reflexão profunda sobre os impactos da educação ambiental nas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas. Com as mudanças climáticas causando tragédias em todo o mundo, como as recentes inundações no Rio Grande do Sul, os educadores precisam estar preparados para discutir a importância do cuidado com a natureza e o meio ambiente.
Juliana Storniolo, diretora da FourC Learning, enfatiza a necessidade de desenvolver a leitura crítica das mídias e a interpretação dos fatos com base no conhecimento técnico. “É preciso desenvolver a leitura crítica das mídias no sentido amplo, ou seja, selecionar o que iremos ‘ingerir’”, destaca Juliana.
Rodrigo Rafacho, professor de geografia da FourC Bilingual Academy e da FourC Learning, ressalta a importância de explicar aos alunos os fenômenos que levam a determinadas situações, como as inundações no Rio Grande do Sul. “De alguns anos para cá, é possível notar que a distribuição de chuvas ao longo dos meses do ano não está ocorrendo de maneira equilibrada. Isso é resultado de alguns fenômenos atmosféricos que estamos vivenciando, provocados pelas alterações química e física da nossa atmosfera, mas também pelo chamado ‘El Niño’”, explica o professor.
Iniciativas Inovadoras
Paralelamente, a Beacon School se destaca com um programa inovador que segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, motivando seus alunos a enfrentar desafios ambientais e sociais. A escola também se sobressai na preparação para o ENEM 2024, com um índice de 90,4% de aceitação em instituições renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a New York University e a University of Southern California.
Ana Carolina Poppe, líder de sustentabilidade na Beacon School, compartilha estratégias para destacar o tema das mudanças climáticas na redação do ENEM. “Os alunos devem estar preparados para discutir as causas das mudanças climáticas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, e seus efeitos ambientais e sociais”, explica Ana Carolina. Ela sugere que os alunos explorem as causas estruturais das mudanças climáticas e seus desdobramentos em diferentes escalas, além de formular propostas de intervenção viáveis que envolvam governo, empresas e cidadãos.
Um Futuro Sustentável
A integração da educação ambiental nas escolas brasileiras, impulsionada pelas novas diretrizes da PNEA e programas inovadores como o da Beacon School, representa um avanço significativo na formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios ambientais do século XXI. Ao abordar temas cruciais como mudanças climáticas e proteção da biodiversidade desde a infância, estamos plantando as sementes para um futuro mais sustentável e resiliente.
Essas iniciativas não apenas enriquecem o currículo escolar, mas também inspiram os alunos a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Com educadores capacitados e um enfoque multidisciplinar, as escolas estão equipando os jovens com o conhecimento e as habilidades necessárias para interpretar criticamente as informações e propor soluções viáveis para os problemas ambientais.