Internacional

Preservação Global de Áreas Úmidas, a Gestão é Prioritária para os Emirados Árabes Unidos

DUBAI, 1 de outubro de 2018 (WAM) – O Ministério das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos (MOCCAE) tomou medidas significativas para a preservação e gestão das áreas úmidas, desde o lançamento do Projeto Nacional de Ecoturismo até a hospedagem de 1.000 delegados na 13ª Reunião da Conferência das Partes Contratantes na Convenção Ramsar sobre Zonas Úmidas, COP13, em outubro deste ano.

Antes do evento, a Convenção Ramsar sobre Zonas Úmidas divulgou o Global Wetlands Outlook 2018 (GWO) destacando que as áreas úmidas do mundo estão diminuindo rapidamente e registraram perdas de 35% desde 1970, em um ritmo três vezes mais rápido que a perda de florestas. O relatório adverte que, a menos que sejam tomadas medidas imediatas, haverá sérias repercussões para o futuro. As conclusões da GWO irão informar discussões e decisões na COP13.

O Dr. Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, Ministro de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, disse: “Terras úmidas não são apenas habitats essenciais para várias espécies nos Emirados Árabes Unidos que protegem espécies ameaçadas como as tartarugas-de-pente, mas também oferecem oportunidades de ecoturismo e escopo para acelerar nossa jornada para o desenvolvimento sustentável. Eles também podem fazer parte da solução para a mitigação das mudanças climáticas, devido às suas capacidades de sequestro de carbono. Os Emirados Árabes Unidos tornaram-se um Estado membro Ramsar em 2007, e estamos honrados em sediar a COP13 este ano em Dubai, e para ajudar a impulsionar as discussões sobre preservação e manejo de áreas úmidas.”

Abrangendo uma área global de 12,1 milhões de quilômetros quadrados, uma área quase tão grande quanto a Groenlândia, as zonas úmidas naturais estão desaparecendo a uma taxa três vezes maior que a das florestas perdidas. Apenas 13-18 por cento deles estão na Lista Ramsar de Zonas Úmidas de Importância Internacional, também conhecidos como locais Ramsar. Os Emirados Árabes Unidos abrigam sete sites Ramsar, com muitos mais estabelecidos para obter esse status.

As Partes da Convenção de Ramsar se comprometeram com a conservação e o uso sensato de todas as áreas úmidas. Embora eles tenham designado mais de 2.300 sites de importância internacional até o momento, tornando a Ramsar List uma das maiores redes de áreas protegidas do mundo, designar novos sites para proteção não é suficiente.

O relatório inclui recomendações adicionais, como a identificação de soluções para o uso responsável de zonas úmidas que recorram a toda a especialidade – desde a ciência sólida ao conhecimento tradicional – para garantir amplo engajamento de todas as partes interessadas na proteção e uso racional de zonas úmidas e garantir fazer. (#Envolverde)