Sociedade

Campanha "Voto Sem Vacilo" do Greenpeace Brasil reforça a importância da escolha eleitoral em defesa do meio ambiente e da democracia

A iniciativa conta com um vídeo feito em parceria com o Porta dos Fundos, além de guia de orientações

Com a proximidade das eleições, o Greenpeace Brasil lança a campanha “Voto Sem Vacilo”, com a premissa de reforçar a importância do voto em defesa do meio ambiente e da democracia. A campanha conta com diversos materiais para conscientizar a população jovem sobre a importância de votar conscientemente em candidatos(as) que apresentem propostas concretas de preservação do meio ambiente, entre eles, um vídeo feito em parceria com o canal Porta dos Fundos, utilizando do humor e da linguagem simples para reforçar ainda mais o tema. Além do vídeo, um guia com orientações sobre como identificar candidatos(a) comprometidos(a) com a pauta ambiental também está disponível para acesso gratuito.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2,1 milhões de jovens poderão votar neste ano, registrando um aumento de 51% em relação à eleição de 2018. O número expressivo revela a responsabilidade democrática atribuída à juventude brasileira, especialmente em um ano decisivo para o país.

Para a Mariana Mota, coordenadora de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, ao longo dos últimos anos a população jovem conquistou um grande protagonismo e vêm desempenhando um papel fundamental no debate ambiental: “As juventudes de hoje já entenderam que a mudança para frear a crise climática precisa ocorrer agora, e não daqui a 50 anos. Por isso, queremos passar informações confiáveis para que tenham ferramentas práticas para o voto consciente, que nada mais é do que escolher representantes que defendam a vida, a democracia e o meio ambiente. O que está em jogo é o nosso futuro, o futuro dos nossos filhos e filhas e do mundo como o conhecemos”.

“Entendemos o humor como uma das mais potentes ferramentas de transformação social no Brasil. O humor faz parte do DNA do brasileiro, e usá-lo para traduzir assuntos fundamentais — como a preservação do meio ambiente e o voto consciente em candidatos comprometidos com a causa — para um público jovem e estratégico potencializa imensamente a mensagem. O Porta é feito por pessoas que se importam genuinamente com temas sociais e ambientais, e poder realizar esse trabalho com o Greenpeace gera um orgulho enorme em todos nós.”, comenta Ana Paula Wheba, diretora de negócios do Porta dos Fundos.

Confira o vídeo aqui.

Saiba mais sobre o #VotoSemVacilo aqui

Sobre o Greenpeace Brasil

O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente para um futuro mais verde e pacífico. Nosso compromisso é com a natureza e com a sociedade. A independência é um dos valores fundamentais da organização e, por isso, não recebemos doações de governos, empresas ou partidos políticos. Só assim podemos denunciar os crimes ambientais, apontar os responsáveis e confrontar governos e empresas que ameaçam o meio ambiente.

Sobre o Porta dos Fundos

O Porta dos Fundos é um hub de entretenimento multiformato e multiplataforma que celebra 10 anos em 2022.

O que nasceu como um canal de esquetes de humor no YouTube em 2012, fundado por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF, hoje é uma produtora consolidada que desenvolve conteúdos e formatos alinhados com os novos hábitos da audiência, e que conta com mais de 37 milhões de fãs e mais de 11 bilhões de visualizações nos seus multicanais.

A originalidade nos projetos rendeu-lhe elogios no New York Times; a nomeação de “Canal do YouTube mais influente do mundo” pela Zeft, em 2016; o Emmy Internacional de Comédia em 2019 pelo Especial de Natal, feito para a Netflix; o prêmio Caboré de Veículo de Comunicação — Produtor de Conteúdo, em 2021, além de ter sido destaque em uma pesquisa do DataFolha/2021 como “a marca de conteúdo humorístico mais lembrada do país”, em 2022.

Além do YouTube, o Porta dos Fundos produz conteúdo para marcas, séries de comédia originais, reality shows, filmes, podcasts, musicais, peças de teatro, telejornais, programas de entrevista e especiais para Netflix, Comedy Central, HBO, Paramount+, Pluto TV, Amazon Prime, TV Globo, Fox, Deezer, Amazon Music, entre outros, trabalhando com todos os tipos de formatos.

Em 2017, a Paramount adquiriu a participação majoritária no Porta dos Fundos com o objetivo de aumentar a presença internacional da marca.

Atualmente, o Porta dos Fundos trabalha com quatro frentes: a marca e toda a sua rede de distribuição e ecossistema de canais; o Porta dos Outros, unidade que tem como objetivo desenvolver e produzir conteúdos originais para marcas se relacionarem com sua audiência; o Porta Studio, braço de produção de formatos longos para TV e streaming; e o Backdoor (Polônia e México), divisão internacional que tem feito o grupo conquistar o mundo.

#Envolverde