Sociedade

Rede social influencia na aquisição de carros e suas marcas

Caso uma das gigantes de tecnologia como Google ou Apple lançasse um carro no mercado brasileiro, a maioria dos consumidores locais, algo como 67% deles, trocaria sua marca atual e tradicional pela novidade. Este é apenas um dos números interessantes revelados na 17a edição da pesquisa Cars Online Report, da Capgemini, chamada de “Beyond the Car”, realizada globalmente com mais de 8 mil entrevistados, dos quais 1.005 deles brasileiros pela Capgemini, um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital.

Veja detalhes do mercado brasileiro presentes na pesquisa.

-O forte papel das redes sociais na compra de automóveis no Brasil pode ser medido pela influência de comentários positivos nas redes, algo como 71% o observam com ênfase – 36% acham a influência ”muito provável” e outros 35% admitem que é “bem provável”.

-Enquanto no mundo 57% dos entrevistados admitem que comprariam um carro de uma empresa de tecnologia como Google e Apple, esse número chega aqui aos 67%.

-56% dos consumidores brasileiros consideram que os serviços de aplicativos são complementares a compra de um automóvel novo – exatamente como acontece no mundo.

-Outros 37% preferem opções de serviços de compartilhamento de viagens e de transportes solicitados por dispositivos móveis a comprar um carro.

-Os brasileiros acreditam nos veículos autônomos, 88% dos consultados por aqui tem esse desejo exposto na pesquisa.

-Entre as motivações citadas pelos brasileiros para acreditar nos carros autônomos: 58% deles espera ter menos estresse – o maior índice dentre todos os oito países pesquisados – e 56% pelo aumento da segurança e risco reduzido, algo bem abaixo dos 72% verificados em outros mercados emergentes.

-Na outra ponta, no mesmo slide acima, apenas 33% quer ter mais tempo para se dedicar a outros assuntos, como a família, enquanto outros 33% apontam como motivação o fato de chegar mais rápido ao seu destino, economizando tempo.

-A cibersegurança passa a ser uma preocupação de destaque, tanto é verdade que 68% dos consumidores do Brasil a veem como protagonista na hora de uma futura compra.

-Perguntados sobre o compartilhamento de informações, 34% dos donos de carros em nosso país admitem o compartilhamento de informações caso conseguissem algum incentivo ou serviço, enquanto algo como 31% o fariam de forma anônima para fins de pesquisa ou estatística e outros 25% não teriam restrições com relação ao uso.

O relatório anual da Capgemini revelou o comportamento e as expectativas dos consumidores em todo o ciclo de vida da compra de automóveis. E o Cars Online também cobriu as opiniões dos clientes com relação à inovação como nas questões dos veículos conectados, da condução autônoma e dos serviços de mobilidade alternativos. Todos os entrevistados, por sinal, consideraram a possibilidade de compra ou locação de automóveis dentro do período de um ano. A edição atual contou com a participação de mais de 8 mil consumidores do Brasil, Alemanha, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália e Reino Unido. (#Envolverde)