Sociedade

Sal Khan conta como aborda as lacunas de aprendizado para seus próprios filhos

Considerado uma das maiores personalidades mundiais do ensino online, o educador e fundador da Khan Academy,traz dicas e explica como fez para ajudar seus filhos com os problemas decorridos da pandemia do Covid-19

Fundada por Salman Khan em 2008, a Khan Academy – uma organização educacional sem fins lucrativos para aprendizado online – atinge hoje mais de 18 milhões de alunos todos os meses. No Brasil, atua em parceria com a Fundação Lemann desde 2013, e já conta com mais de 5 milhões de usuários. Quando a pandemia chegou, a educação digital tornou-se obrigatória da noite para o dia para inúmeras famílias e escolas.

“Por mais importante que o aprendizado digital tenha se mostrado, eu seria o primeiro a dizer que, se tivesse que escolher entre uma ótima tecnologia e um ótimo professor, sempre escolheria o ótimo professor. Felizmente, hoje, quase todas as crianças estão de volta à escola pessoalmente com um professor para orientá-las”, conta Khan,

Agora, eles têm trabalhando duro para diagnosticar as lacunas de aprendizado, que se desenvolveram durante a pandemia. No entanto, o educador conta sobre a importância dos pais e cuidadores em poder auxiliar em casa também.

“Através da minha experiência com a Khan Academy e como pai de três filhos, com idades entre 7, 10 e 13 anos, trago meus conselhos para ajudar as crianças a continuarem a ter sucesso (por favor entenda isso com cautela porque eu ainda não tenho certeza quão bem sucedido eu serei como pai)”:

Cuide de você mesmo primeiro

Podemos fazer o melhor por nossos filhos quando fazemos o certo por nós mesmos. Se estamos estressados, cansados e sobrecarregados, as crianças sentem. Isso não cria um ambiente de aprendizagem ideal. Então, invista em você.

Minha abordagem pessoal é tirar alguns minutos todas as manhãs para meditar. Isso acalma minha mente e me dá maior clareza e energia para o resto do meu dia atarefado. Seja qual for a sua saída – seja meditação, uma caminhada rápida, um hobby ou artesanato – reserve um tempo para você, para que você possa dar o melhor de si para seu filho.

Ajude seu filho a construir uma mentalidade de crescimento

Os pesquisadores sabem há algum tempo que o cérebro é como um músculo. Quanto mais você usa, mais ele cresce. Eles descobriram que as conexões neurais se formam e se aprofundam mais quando cometemos erros ao realizar tarefas difíceis. Ter sucesso repetidamente com tarefas fáceis não tem o mesmo efeito. Isso significa que nossa inteligência não é fixa, e a melhor maneira de aumentar a inteligência é abraçar tarefas nas quais podemos ter dificuldade e falhar.

Você pode ajudar seu filho a adotar uma mentalidade de crescimento e prepará-lo para o sucesso. Por exemplo, quando seu filho se esforçar, elogie seu trabalho duro com reconhecimento: “Eu sei que você está trabalhando duro”. Se eles não aprenderam uma habilidade, diga que ainda não aprenderam . Recompense seu filho não quando ele tiver sucesso em coisas em que já é bom, mas quando perseverar em coisas que considera difíceis. Elogie o processo, não o resultado. Esse é o poder de uma mentalidade de crescimento.

Desenvolva um hábito de prática acadêmica

As duas disciplinas em que vemos a perda de aprendizado mais consistente com a pandemia são matemática e leitura. Entre em contato com o professor do seu filho para descobrir se ele está com dificuldades. Se estiverem, tente reservar 20 minutos por dia para trabalhar com eles. Use esse tempo para se concentrar nos exercícios recomendados pelo professor.

Não há necessidade de pagar por professores caros. Com a matemática, procure programas on-line adaptados ao seu filho e que tirem o fardo de você. Muitos são gratuitos, incluindo Khan Academy Kids (de 2 a 8 anos) e Khan Academy (para a terceira série e acima).

Lembre-se, criar um aluno é uma maratona (não um sprint)

Acredito que 20 minutos por dia podem ajudar as crianças a se atualizarem (e seguirem em frente), enquanto estabelecem um ritmo viável a longo prazo. Pode ser tentador passar horas lidando com os estudos em casa, mas o estresse e a ansiedade de forçar demais as crianças podem sair pela culatra. Em vez disso, concentre-se em um ritmo constante e capacite-os para um aprendizado sustentado.

Diga a eles que você gostaria de passar um pouco de tempo todas as noites com o “aprendizado inacabado” que eles perderam durante o  ensino remoto. Defina expectativas razoáveis de quanto tempo eles gastarão se atualizando. E lembre-os de que vocês estão juntos nisso.

Mantenha as linhas de comunicação abertas

Fique perto do professor do seu filho durante todo o ano letivo. Verifique ocasionalmente e confirme se você está se concentrando nas áreas certas em casa. Fale sobre como é o progresso do seu filho e como medir o sucesso. Então, no final do ano letivo, pergunte ao professor se eles recomendam o reforço escolar.

Igualmente importante, continue conversando com seu filho sobre seu progresso ao longo do ano também. Transmita otimismo. Ajude-os a se apropriarem de sua educação. E o mais importante, comemore suas vitórias, mesmo as pequenas.

#Envolverde