A poluição causada pelos ônibus na cidade de São Paulo é motivo de muita preocupação. O médico Paulo Saldiva, especialista em poluição do ar, aponta que cerca de 4,5 mil mortes precoces na cidade são causadas por inalação de gases poluentes, além de haver um impacto na produção das mudanças climáticas. Pensando nisso o vereador paulistano Gilberto Natalini apresentou esta semana substitutivo ao Projeto de Lei (PL) nº 216/2003, de sua autoria, para reduzir a poluição e gases de efeito estufa de frota de ônibus. Este PL foi elaborado originalmente em 2003, mas parou de transitar por canta da implantação da Política Municipal de Mudanças Climáticas (PMMC). Contudo, a descontinuação dessa política exigiu a retomada da iniciativa de uma lei específica para a redução da poluição emitida pelos transportes públicos. O PL estabelece a obrigatoriedade de uso de energias menos poluentes, menor emissão direta de poluentes tóxicos, gases de efeito estufa e ruído na frota de ônibus de transporte público de passageiros no município de São Paulo. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS11
ODS11
ODS11 - Nova lei para reduzir poluição de ônibus
ODS 11
Prefeitos do G20 pedem investimento anual de US$ 800 Bi para ações climáticas
No Urban20 (U20) Summit, cerca de 60 prefeitos e líderes de cidades, incluindo representantes do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e da rede C40 Cities, solicitaram US$ 800 bilhões em investimentos públicos anuais de governos nacionais e instituições de financiamento ao desenvolvimento até 2030.
ODS 11
A Urgência da Arborização Urbana: Uma aposta para São Paulo
por Verônica Bilyk – Em São Paulo, onde o concreto domina, a arborização não é apenas uma questão estética – é uma necessidade vital para enfrentarmos a crise climática que já bate à nossa porta. É muito simples observar como a presença – ou ausência – de árvores impacta na qualidade de vida dos paulistanos. […]
ODS 11
Comunidades garantem sementes para a recuperação do Cerrado
Por WWF Brasil – Um dos biomas mais ameaçados do mundo, o Cerrado já perdeu 50% de sua área de vegetação original e teve cerca de 80% de sua superfície modificada pela ação humana. De acordo com especialistas, a destruição é tão grande que já não basta apenas deter o desmatamento: é preciso também restaurar […]
ODS 11
Poluição do ar: entre queimadas, carros e soluções tecnológicas
Diversas cidades brasileiras têm enfrentado um desafio ambiental colossal: a poluição do ar. De acordo com o IQAir, empresa suíça de tecnologia de qualidade do ar, São Paulo registrou por cinco dias consecutivos, entre 120 cidades monitoradas, o pior ar do mundo. Este problema persistente também afetou várias outras regiões do país no último mês e é alimentado principalmente por duas fontes: as emissões de automóveis e a fumaça das queimadas.
ODS 11
Como o despreparo faz de uma tempestade um furacão
Na semana passada, tivemos dois eventos climáticos extremos que, apesar da enorme diferença nas suas dimensões, ocuparam o noticiário brasileiro. O primeiro deles foi o furacão Milton, que se formou no Golfo do México no início de outubro e atingiu a costa dos Estados Unidos entre os dias 11 e 12 de outubro. O segundo foi uma tempestade acima da média, que ocorreu em São Paulo na sexta-feira última (9).
ODS 11
Os desafios e avanços nas políticas públicas para reduzir deslizamentos no Brasil
Durante a temporada de chuvas no Brasil, deslizamentos de terra representam uma relevante ameaça, que resulta em perdas de vidas, danos à infraestrutura e prejuízos econômicos. Estima-se que mais de oito milhões de brasileiros vivem em áreas de risco de desastres deflagrados por ameaças naturais, e os deslizamentos de terra estão entre os mais devastadores.