No dia 13 de novembro, das 10h às 12h, o Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV, em parceria com o Arq.Futuro, realiza o Ciclo de Mobilidade Urbana com o tema da “Paisagem Urbana”, afim de discutir as diferentes opções de transporte, levando em conta a permanência ou a criação das estruturas e sua interferência na paisagem das cidades. Se, numa rua, abre-se mão das faixas de vagas para carros e se amplia as calçadas sobre essa área, a paisagem e a cidade ali serão outras. Se as obras voltadas ao tráfego de carros e ônibus tornam os trajetos mais rápidos – como os BRTs e corredores de ônibus –, muitas vezes criam-se obstáculos lineares que separam a cidade em duas, como também costuma ocorrer com linhas de trem, em que a fratura territorial é impactante. Há casos extremos, como as marginais de São Paulo, que têm até 10 faixas de rolamento e permitem velocidades de até 90 quilômetros por hora: ali, a cidade ficou totalmente segregada da sua paisagem natural: o rio. No Rio de Janeiro, por outro lado, a demolição do longo viaduto Perimetral, que cortava o centro antigo, permitiu que a cidade se reconectasse com o seu porto na baía de Guanabara. Para participar, é preciso realizar a inscrição no link – http://bit.ly/2zQ9u7u – a entrada é aberta ao público em geral e gratuita. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS11
ODS11
ODS11 - 'Paisagem urbana' é o tema do ciclo de mobilidade urbana na FGV
ODS 11
Belém precisa mais que dobrar número de leitos de hotel para COP30
Construído com traços dos estilos art nouveau e neoclássico, o Mercado de São Brás foi reinaugurado em Belém, no Pará. A construção histórica abriga mais de 300 feiras e lojas que vendem alimentos, ervas, artesanato e vestuário. A restauração do local é a primeira de uma série de intervenções que estão sendo concluídas na cidade nos próximos meses.
ODS 11
Estado inaugura mais de 250 obras turísticas e impulsiona o setor com recordes de investimento
Média equivale a dez entregas mensais. Transferências de recursos ultrapassam meio bilhão para o período
ODS 11
A cidade refém: Como o mercado imobiliário dita o futuro climático de São Paulo
Janeiro de 2024 registrou a maior temperatura da história de São Paulo: 37,7°C, segundo o INMET. Na mesma semana do recorde, a Câmara Municipal aprovava mais flexibilizações na lei de zoneamento. O contraste entre a realidade climática e as decisões políticas não poderia ser mais gritante.
ODS 11
ODS11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis - Rodrigo Perpétuo
Para falar do ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, o “Diálogos Envolverde, Maratona ODS” ouviu Rodrigo Perpétuo, economista e secretário-executivo do ICLEI América do Sul. O especialista destacou que nas grandes cidades do Brasil existem, em média, de 17% a 25% de pessoas vivendo em assentamentos informais. Para ele, o ODS 11 está diretamente acompanhado […]
ODS 11
IBGE aponta avanço na limpeza urbana, mas lixões seguem ativos no país
Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil – Quase todos os municípios brasileiros (99,8%) informaram ter serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em 2023, indicando uma ampla cobertura territorial. Por outro lado, 31,9% desses municípios ainda utilizavam os lixões (vazadouros a céu aberto) como disposição final dos resíduos – considerada […]
ODS 11
Prefeitos do G20 pedem investimento anual de US$ 800 Bi para ações climáticas
No Urban20 (U20) Summit, cerca de 60 prefeitos e líderes de cidades, incluindo representantes do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e da rede C40 Cities, solicitaram US$ 800 bilhões em investimentos públicos anuais de governos nacionais e instituições de financiamento ao desenvolvimento até 2030.