Foto: SOS Pantanal

ODS 15

Pantanal pode perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade

Nesta segunda-feira (18.11), o Instituto SOS Pantanal subscreveu e endereçou uma carta ao Diretor do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO (a agência especial da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura), o arquiteto camaronês Lazare Eloundou Assomo, e também ao Diretor do Programa do Patrimônio Mundial da IUCN (União Internacional Para a Conservação da Natureza), o geólogo britânico Tim Badman.

COP 16 da Biodiversidade: a urgência em adiar o fim do mundo

ODS 15

COP 16 da Biodiversidade: a urgência em adiar o fim do mundo

A 16ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, conhecida como COP 16, aconteceu em Cali, na Colômbia, entre 21 de outubro e 1° de novembro, com um propósito essencial: definir estratégias globais para proteger a biodiversidade e restaurar ecossistemas. Nesta conferência, que reúne cerca de 14 mil participantes entre governos, ONGs e representantes da sociedade civil, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que: “A natureza é vida. E, no entanto, estamos em guerra contra ela. Uma guerra em que não pode haver vencedor.” A fala expõe a urgência do evento, que tem o objetivo de criar um consenso para adiar o colapso ecológico e mitigar a perda da natureza que ameaça o equilíbrio planetário. 

​Parque Paleontológico de Itaboraí avança com 65 mil mudas plantadas

ODS 15

​Parque Paleontológico de Itaboraí avança com 65 mil mudas plantadas

Agentes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) realizaram, nesta segunda-feira (04/11), uma vistoria na área de reflorestamento do Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí (PNMPSJI), no distrito de Cabuçu. O trabalho acontece em uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e a SEAS, que tem como objetivo  monitorar o reflorestamento de toda a área que abrange o Parque, contribuindo para a normalização do ecossistema.

Importante reforço para a restauração florestal no Brasil 

ODS 15

Importante reforço para a restauração florestal no Brasil 

Durante a conferência das Nações Unidas para a Biodiversidade, realizada na Colômbia, e a poucas semanas da COP climática, a CI-Brasil e a re.green assinam acordo com o objetivo de unir esforços e conhecimentos  para acelerar e dar escala à restauração florestal no Brasil.  O acordo prevê a mobilização de esforços conjuntos que permitam  viabilizar a restauração de até 12 mil hectares na Mata Atlântica, Amazônia e no Cerrado.