Mostra científica do IV CBJA recebe trabalhos até dia 10

Entre os dias 17 a 19 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro recebe o I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambienta (ENPJA), que faz parte da programação do IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA). Quem quiser enviar trabalhos para a mostra, deve ficar ligado no prazo que vai até o dia 10 de outubro.

Em sua primeira edição o ENPJA tem o objetivo de fortalecer o espaço científico do congresso entre as instituições de ensino superior e as de financiamento de pesquisas, que ainda veem a comunicação mais como prática do que como ciência.

Segundo um dos coordenadores da mostra, Fabrício Ângelo, essa é uma oportunidade para que pesquisadores, docentes e discentes possam se encontrar e dialogar sobre seus trabalhos e trajetórias na área. “Nosso congresso ainda é visto pelas instituições de pesquisa como um evento mais profissional do que acadêmico. Então resolvemos nomear a mostra, para assim dar mais visibilidade as pesquisas que vem sendo desenvolvidas em todo o país na área de comunicação e meio ambiente”, disse.

Ainda de acordo com a coordenação do ENPJA, o evento é um incentivo para que sejam abertas mais linhas e grupos de pesquisas na área. “A maioria dos cursos de graduação em comunicação não tem uma cadeira que aborde a questão ambiental, e ainda temos poucos cursos de pós graduação que trabalhem uma linha de pesquisa nessa temática. É importante que se abram canais para que os acadêmicos que pesquisam essa área aumentem suas publicações, seja nos periódicos, seja nos congressos”, afirmou Ângelo.

A comissão científica do I ENPJA é formada por professores da UFRJ, Fiocruz, UFRGS, UNIMEP e UFOP. “Queremos que esse encontro seja o primeiro passo para que a pesquisa em comunicação e meio ambiente ganhe relevância, em um momento em que o mundo todo tenta encontrar soluções para amenizar os problemas que serão causados pela interferência do homem na natureza, e a divulgação da informação é o principal instrumento para isso”, finalizou Fabrício Ângelo.

Serviço

O quê: IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental

Onde: PUC-Rio – R. Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Rio de Janeiro, RJ

Quando: 17, 18 e 19 de novembro de 2011

Site oficial: www.jornalismoambiental.org.br