Pimp My Carroça: projeto quer reformar carroças de catadores de recicláveis

As carroças serão grafitadas com frases enviadas pelo público. Imagens: Reprodução

Em paródia aos programas de TV que reformam carros, o grafiteiro Mundano lançou o projeto “Pimp My Carroça”, que pretende melhorar as carroças utilizadas como instrumento de trabalho pelos catadores de recicláveis. Segundo o artista, a ideia é tornar estes trabalhadores mais visíveis, assim como destacar a importância de seu papal na sociedade.

O objetivo da ação é “pimpar” dezenas de carroças em um só dia, no início de junho, pouco antes da Rio+20, em uma espécie de pit stop que acontecerá em São Paulo. O projeto irá definir um local para os catadores levarem suas carroças e então receber uma reforma estrutural feita pela equipe do Pimp My Carroça. Os meios de transporte ganharão desde itens de segurança, como retrovisores, buzinas e faixas refletivas, até grafites com frases enviadas pelo público, feitos por profissionais reconhecidos.

Além das carroças os trabalhadores também receberão uma “tunada”. Eles ganharão camiseta do projeto, alimentação, consulta com um clínico geral e um oftalmologista, além de conversar com um especialista em dependência química.

Após todas as carroças estarem reformadas, ocorrerá a Carroceata, uma exposição ambulante com os carrinhos e catadores que participaram do projeto.

“Fico imaginando a carroceata com centenas de catadores sorridentes, com o tanque cheio de combustível, saúde em dia e com suas carroças totalmente pimpadas com itens de segurança e com arte de qualidade. Mas meu sonho mesmo é que o PIMP MY CARROÇA seja um marco histórico que servirá para questionar e mudar o descaso da sociedade em relação aos catadores e o destino de incontáveis toneladas de materiais recicláveis que desperdiçamos diariamente”, explicou Mundano ao Catarse.

Para consegui realizar o projeto, os idealizadores precisam arrecadar R$38.200,00. Por isso eles se cadastraram no site Catarse via crowdfunding até 10 de maio. Qualquer pessoa pode ajudar doando quantias a partir de R$20,00.

* Publicado originalmente no EcoD.