A melhor forma de prever o futuro é criá-lo

O desenho feito pelo brasileiro Waldir Tokuda, de 11 anos, é um dos seis premiados pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Na semana em que aqui no Brasil comemoramos o dia da criança, um jovem artista em cada continente do mundo recebeu um prêmio por desenhar o futuro que enxergam para o planeta. São US$ 1.000 e ainda uma viagem com acompanhante para Dubai, para participar da Conferência Internacional da Tunza. O Concurso Internacional de Pintura Infantil é o principal evento do PNUMA na área de Arte & Meio Ambiente, este ano a cerimônia especial de entrega aconteceu no Rio de Janeiro, na sede do Itamaraty.

Dariyashi J Postwalia foi o premiado da Ásia. O pequeno artista encantou jornalistas e integrantes da ONU. Dariyashi tem 11 anos, usa óculos de haste grossa e tem um sorriso maroto no rosto, lembra um nerd desinibido. Ele não se cansava de ir ate o desenho explicar a lógica ambiental representada em seu desenho (VER VÍDEO). Quando o prêmio foi anunciado, Dariyashi roubou a cena mais uma vez. Ele agradeceu o prêmio e de pronto anunciou o que fará com o dinheiro: vai comprar um IPhone 5. “Toda a melhor tecnologia da Apple esta lá, e por isso que eu quero. Jogos, interatividade, velocidade, eu gosto de tudo isso”, afirmou o garoto.

O vencedor da região América Latina e Caribe foi o carioca, da região de Teresópolis, Waldir Hisashi Tokuda. O trabalho de Waldir foi escolhido entre mais de 630 mil trabalhos inscritos no concurso, que é promovido anualmente pela Bayer e pela ONU. Ele desenhou o que seriam o retrato das “comunidades verdes”, tema proposto para a competição deste ano. “Os desenhos brasileiros são incríveis, todos muito coloridos, tem pessoas de todas as raças, convivendo em harmonia, são desenhos otimistas e que trazem soluções para o problema, isso não é tão comum entre outros desenhos que recebemos de crianças fora da América do Sul e o desenho do Waldir representa exatamente isso”, explica Montserrat Valeiras Taboada, representante do Pnuma na América Latina que colaborou na seleção dos desenhos.

O evento de entrega do prêmio também contou com a presença da atriz Isabel Fillardis, criadora da ONG Doe Seu Lixo, que atende dois mil cooperados que promovem coleta de lixo seletivo. A ONG liderada pela atriz foi responsável por toda coleta de resíduos sólidos da Rio+20.

Antes da cerimônia de premiação, todos os convidados puderam visitar uma exposição de mais de 60 pinturas que ganharam destaque na última edição da competição. Enquanto os jovens desenhistas premiados, acompanhados dos pais orgulhosos, explicavam de que forma estão prevendo o futuro que irão criar.

Conheça os vencedores:

Waldir Hisashi Tokuda, da América Latina e Caribe; Atthaphon Wirotrat, da Tailândia (Ásia e Pacifico); Cristina Iurie Durnea, da Moldávia (Europa); Michelle Hau Tung Lai, do Canada (América do Norte); Dariyush Jehangir Postwalla, Bahrein (Ásia Ocidental); e Carolina Ferreira de Cabo Verde (África).

Veja aqui os desenhos vencedores.

Sobre o prêmio:

O Concurso Internacional de Pintura Infantil é o principal evento do PNUMA na área de Arte & Meio Ambiente. Desde 1991, já recebeu mais de 3 milhões de desenhos de crianças de 190 países. Esse trabalho tem inspirado pessoas do mundo todo a enxergar a sustentabilidade através dos olhos das crianças. Os desenhos demonstram suas esperanças e medos e retratam ações propostas por elas para os problemas ambientais. Concurso é promovido anualmente em parceria com a Bayer e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A procura pelos vencedores do 22° Concurso Internacional de Pintura Infantil, que terá como tema Água: De Onde Ela Vem?, já começou.

Qualquer jovem que tenha entre 6 e 14 anos de idade pode se inscrever na competiçãoaté o dia 13 de fevereiro de 2012. Todos os detalhes estão disponíveis no site: http://www.unep.org/tunza/children (Envolverde)