[media-credit name=”Divulgação” align=”alignleft” width=”300″][/media-credit]O Instituto Paulo Freire possui uma série de publicações sobre cidadania planetária. Esses artigos, que utilizam a educação sob a ótica da cultura e da sustentabilidade, fazem parte de um programa da filial do instituto, a Casa da Cidadania Planetária.
As publicações têm o objetivo de construir essa visão “planetária” de cidadania, global e local ao mesmo tempo, em diferentes espaços educativos. Um dos projetos envolvidos, por exemplo, é o livro Redes e Comunidades: Ensino-aprendizagem pela internet.
O e-book, disponível gratuitamente on-line, é uma síntese da pesquisa de mestrado da educadora Jaciara de Sá Carvalho, que atualmente coordena o setor de Educação a Distância do instituto Paulo Freire.
No texto, Jaciara aborda assuntos como ciberespaço, interação social, educação a distância, internet na educação e redes de informação.
Cidadania Planetária
De acordo com o Instituto Paulo Freire, o conceito de cidadania planetária tem a ver com consciência e implica em uma reorientação de visão do indivíduo. O desafio é fazê-lo entender que participa de uma comunidade local e global ao mesmo tempo.
Dessa forma, entendemos que participamos de um planeta vivo, que tem uma história, e ao compartilhar do mesmo espaço e mesmo destino, vivemos a Terra com harmonia.
– Baixe a publicação na biblioteca –
* Publicado originalmente no site EcoD.