Ambiente

‘Um Diálogo para a Amazônia Possível’, em Nova York, lança agenda pelo desenvolvimento sustentável da floresta

Representantes da sociedade civil, setor privado, governos e academia se unem para discutir alternativas efetivas para conciliar a preservação e o crescimento da região

19 de setembro de 2019 – Dar o primeiro passo para a união de esforços em torno da elaboração de uma agenda efetiva para o desenvolvimento sustentável da Amazônia é o objetivo do evento “Um Diálogo para a Amazônia Possível”, que será realizado neste domingo, 22 de setembro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

A iniciativa, que ocorre durante a Climate Week e um dia antes da Cúpula do Clima, tem como apoiadores Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura; Rede Brasil do Pacto Global e Sistema B, além do apoio executivo do Instituto Arapyaú. “A ideia é fomentar o diálogo entre representantes da sociedade civil brasileira e internacional, da academia, da iniciativa privada, dos governos e das comunidades da região amazônica para definir ações concretas para conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, a serem apresentadas na COP-25 pelo setor empresarial brasileiro”, diz a gerente do programa de Mudanças Climáticas do Instituto Arapyaú, Renata Piazzon. Entre os objetivos está a construção de uma agenda de compromissos a ser apresentada na Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP-25), marcada para dezembro, em Santiago do Chile.

O evento em Nova York, às vésperas da Assembleia Geral da ONU, vai reunir lideranças brasileiras e internacionais no painel “Desenvolvimento e Preservação: É Possível”. Estão confirmadas as presenças do presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, Marcello Brito; da CEO do The B Team, Halla Tómasdóttir; do cientista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP); da diretora global de Sustentabilidade da Natura, Denise Hills; do cineasta Fernando Meirelles, responsável pela produção do vídeo Amazônia Possível. A mediação será do diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, André Guimarães, e a apresentação da visão sobre a Amazônia Possível será feita pelo empresário Guilherme Leal, integrante do Conselho do Pacto Global da ONU.

Além do painel “Desenvolvimento e Preservação: É possível”, o evento terá a exibição em primeira mão de um vídeo dirigido pelos cineastas Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel, Ensaio sobre a Cegueira) e Juliano Salgado (indicado ao Oscar, em 2015, pelo documentário O Sal da Terra) e roteiro de Sophie Schonburg, da agência África. Com fotos de Sebastião Salgado, narração da atriz Maria Fernanda Cândido e trilha sonora do compositor francês Laurent Petitgand, o vídeo foi produzido pela O2 Filmes especialmente para o lançamento da iniciativa.

Um Diálogo para a Amazônia Possível

Data/Date: Domingo, 22 de setembro / Sunday, 22nd September

Horário/Time: das 11h às 13h / 11am to 1pm