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Sodexo lança programa de combate ao desperdício de alimentos

Projeto global WasteWatch já evitou o desperdício de mais de 12 milhões de refeições e chega ao Brasil para reduzir perdas na cadeia alimentar e contribuir no combate à fome

Com 60% de seu negócio ligado à alimentação e atendendo milhões de consumidores em todo o mundo diariamente, a Sodexo On-site lança no Brasil o WasteWatch, um programa global que promove a gestão integrada de resíduos, perdas e sobras de alimentos em suas operações. Pautado nos pilares “processo, equipamento, tecnologia e conscientização”, a iniciativa permite que as equipes Sodexo On-site capturem rápida e facilmente dados de resíduos de alimentos, trazendo a análise necessária para entender a quantidade que está sendo desperdiçada ou não aproveitada, os motivos e as melhorias que podem ser aplicadas.

Em operação em mais de 2.500 unidades de 26 países, o WasteWatch está sendo implantado no Brasil, reforçando o processo existente, e tem por objetivo contribuir com a meta da companhia de reduzir, até 2025, em 50% o volume de sobras e perdas de alimentos em nossos estabelecimentos. Marina Prevedello, gerente da Plataforma Food da Sodexo On-site Brasil conta que, mais do que cumprir uma meta, a Sodexo quer fazer o que é certo. “Por meio da gestão de dados por painéis de controle online fornecidos pelo sistema da Sodexo, podemos implementar mudanças operacionais e comportamentais direcionadas para ajudar a reduzir o desperdício e, principalmente, fazer o melhor uso dos nossos recursos. Uma medida urgente e necessária em toda cadeia do mercado de foodservice”, destaca a executiva.

Resultados globais apontam que desde 2019 a iniciativa já permitiu economizar 48.000 toneladas de emissões de carbono e evitou o desperdício de cerca de 7.000 toneladas de alimentos – o equivalente a quase 12.700.000 refeições. Desde setembro deste ano, o WasteWatch passou a ser implementado em todos os restaurantes da companhia no Brasil, que desde maio de 2022 avalia os resultados do projeto piloto, realizado em sete unidades, entre clientes e escritórios da companhia. Após três meses do início dessa fase, o exercício já aponta uma redução média de 20% das taxas de geração de resíduos, sobras e desperdícios. A expectativa é que até final de 2023 todas as mais de duas mil unidades da companhia estejam operando com o sistema de mensuração e que o País contribua com a meta geral da Sodexo, de reduzir 50% do desperdício em suas operações até 2025.

Para medir os níveis de geração de perdas, sobras, resíduos e desperdícios, o sistema envolve uma pesagem rigorosa dos itens utilizados diariamente na produção das cozinhas da Sodexo. Depois de tudo pronto, inicia-se o processo de monitorar a geração de resíduos como cascas, talos, sementes, por exemplo, permitindo aos chefes e cozinheiros colocarem em prática estratégias de como aproveitar os ingredientes de forma integral. Também acontece a avaliação daquilo que não pode ser aproveitado para consumo, mas pode ser direcionado para compostagem ou biodigestores – sobras dos pratos e do que foi para a área de exposição e não pode mais ser aproveitado.

O programa ainda traz impactos relevantes de cunho social como a diminuição importante na geração de resíduos e de perdas de alimentos, com a correta destinação para o que for possível ser aproveitado, e climático, visando o menor consumo de recursos naturais e de geração de gases de efeito estufa. A executiva complementa ainda que a Sodexo é a primeira empresa de serviços de alimentação, no âmbito global, com um objetivo de redução de emissões de carbono em consonância com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. “Somos o primeiro grupo do setor a vincular seu investimento às ações de combate ao desperdício de alimentos”.

Com ações como o WasteWatch aliadas às demais tecnologias e inovações da companhia como a Cozinha Inteligente, o Restaurante 4.0, os serviços de gestão de resíduos, hortas urbanas, a doação de excedentes para entidades que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, entre outras, Marina conclui destacando que a Sodexo, desde da sua fundação, busca melhorar o dia a dia das pessoas, comunidades e planeta fazendo o que é certo e exercendo seu papel como líder em serviços de alimentação para aplicar diversas iniciativas que contribuem com a sustentabilidade e impactam positivamente as regiões em que atua, visando mudar o cenário de desperdício de alimentos ao realizar o manejo adequado dos resíduos.

SOBRE A SODEXO ON-SITE BRASIL

Com 56 anos de expertise em todo o mundo – mais de 40 anos só no Brasil –, a Sodexo On-site Brasil é líder em serviços de qualidade de vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o País. Sustentada pelos valores espírito de equipe, espírito de serviço e espírito de progresso, a trajetória da Sodexo é marcada pelo propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de alimentação e facilities management, responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.

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