Por Reinaldo Canto especial para a Envolverde – 

Desafios não faltam quando a gente toma conhecimento sobre as terríveis consequências a que já estamos assistindo quanto às mudanças climáticas proporcionadas pelo aquecimento global.

Enfrentá-las é uma questão fundamental para já, imediatamente, antes que certas alterações sejam irreversíveis e façam com que o quadro dificulte ainda mais a qualidade de vida de todos, em especial a das futuras gerações.

Maneiras de atuar no sentido de transformar essa realidade existem e são várias. Aqui discuto com nossos leitores uma delas: a celebração. Pois é, o que proponho é conhecer iniciativas que contribuam para mudar sem culpa ou sofrimento, mas com consciência e responsabilidade.

Sustentabilidade com entretenimento é possível!

A cerveja, bebida número um na preferência dos brasileiros e automaticamente associada à alegria e momentos de prazer, pode também ser um vetor importante nessa transição para um futuro mais sustentável com menores impactos ambientais.

A cervejaria Heineken presente na vida dos brasileiros com produção local desde 2010, vem dando exemplo com ações que podem e devem ser adotadas e replicadas.

Já no final de 2020, ainda em plena pandemia do coronavírus, a marca Heineken atingia o uso de 100% de energia renovável no processo produtivo e de envase em suas unidades na Bahia (Alagoinhas), Paraná (Ponta Grossa) e São Paulo (Araraquara) e previsão para que a unidade de Jacareí, também no estado de São Paulo atinja a totalidade do consumo energético de fontes renováveis até 2023, quando terá em operação caldeiras de biomassa.

“Nós mudamos a nossa forma de produzir, utilizando energia verde nas nossas fábricas, e incentivamos que as pessoas mudem a forma de consumir, pensando em pequenas ações que, coletivamente, podem fazer a diferença para o meio ambiente”, afirma Beatrice Jordão, gerente sênior de MKT da Heineken.

Compartilhar e Envolver

Como já diz o velho ditado: uma andorinha só não faz verão, o que tem muito a ver com as questões que se referem à sustentabilidade, pois para que sejamos capazes de viver num planeta mais equilibrado é preciso a participação de todos, sem exceção. E, voltando ao mote da celebração, compartilhar uma boa cerveja com amigos é sempre mais prazeroso do que sozinho.

Muitas empresas já entenderam que medidas internas que reduzam seus impactos são importantes, mas também que são insuficientes e limitadas se não forem estendidas aos chamados stakeholders, ou seja, todos aqueles que possuem, direta ou indiretamente, relações com as atividades dessa companhia.

Desde o ano passado, a marca Heineken decidiu levar também seu projeto de ampliar o consumo de energia limpa e renovável para bares e restaurantes. O objetivo é que 50% dos estabelecimentos parceiros em 19 capitais sejam abastecidos por fontes de energia limpa. Para fazer parte da iniciativa basta o bar ou restaurante se cadastrar na plataforma digital (www.heinekenenergiaverde.com.br) gratuitamente para se conectar a uma fonte de energia limpa e sem qualquer alteração ou adaptação na maneira como ela já recebe energia, ou seja, da empresa distribuidora da região. O estabelecimento, então, poderá ter redução em até 40% em suas contas. Bom para o negócio e ótimo para o planeta.

Em 2022, a marca ampliou esta iniciativa para pessoas físicas. De forma gratuita, os moradores terão acesso à energia 100% verde, com descontos na fatura que podem chegar a 20% do consumo, dependendo da região. O cadastro é no mesmo site – www.heinekenenergiaverde.com.br – e não precisa de nenhuma taxa de adesão, fidelidade ou custos de implementação.

Outra ação importante que tem tudo a ver com a chamada responsabilidade compartilhada é trabalhar a circularidade das embalagens de vidro, sem dúvida, material bastante sensível, para dizer o mínimo quando o assunto é cerveja.

Nessa meta batizada de Circularidade, a marca Heineken quer que 80% das embalagens de vidro produzidas por ela sejam circulares até 2030. Esse é um compromisso importante se levarmos em conta o fato do vidro ser uma matéria-prima 100% e infinitamente reciclável e que invariavelmente vai parar em lixões e aterros sanitários num claro exemplo de desperdício e impactos ambientais desnecessários.

“Acreditamos que projetos colaborativos com todos os envolvidos no ciclo de consumo são fundamentais para que possamos evoluir em relação às questões sociais e ambientais que essa cadeia impacta, pois olham não apenas para a gestão de resíduos, mas, principalmente, para a conscientização, adoção de novos hábitos e uma real mudança de comportamento”, conta Ornella Vilardo.

O consumidor cidadão como protagonista

E o que se dirá do consumidor, afinal é a razão de ser de uma empresa que produz…cerveja. O bem estar e o consumo responsável e consciente de seus clientes são fundamentais. Não é de hoje que a Heineken tem feito fortes investimentos na conscientização de seus consumidores para não só beber moderadamente, mas também não dirigir após beber. Há mais de dez anos, a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing nessas ações. Visando essa mudança de comportamento, a empresa lançou a Heineken 0.0, versão zero álcool que possui o mesmo padrão de qualidade da Heineken regular e, até 2030, irá redobrar os esforços e os investimentos para contribuir para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma cerveja. Uma meta bastante ousada se levarmos em conta que só em 2021, 65 mil motoristas foram flagrados dirigindo bêbados no Brasil. E, segundo o Detran de São Paulo, entre janeiro de 2019 e julho de 2021 foram registrados 12.470 acidentes com 892 mortes por suspeita de embriaguez ao volante. Sem dúvida são números que não combinam com celebração e muito menos com sustentabilidade.

“Queremos estar em todos os pontos de vendas do Brasil com a Heineken 0.0, para que assim o consumidor tenha uma opção de qualidade e faça escolhas conscientes”, afirma Beatrice.

Legado da Pandemia

Por fim, se houve uma importante lição trazida pela pandemia, foi exatamente a da valorização dos espaços públicos e do contato com a natureza, dos quais estivemos privados na maioria das cidades brasileiras no auge do distanciamento social.

Felizmente existem ações partindo de empresas que ajudam a trazer a natureza para mais perto das pessoas. Até 2030, a Heineken tem o objetivo de implantar micro florestas urbanas em 19 capitais do país. Esses, podemos chamar assim, paraísos verdes devem contribuir para, entre outros benefícios, melhorar a qualidade do ar, ajudar a prevenir enchentes ao reter as águas das chuvas, regular o clima, além é claro de preservar e restaurar áreas verdes.

Celebrar a vida com reflexão

Neste momento, tentamos aos poucos voltar aos tempos pré pandemia. Ainda não estamos totalmente livres desse vírus terrível que tão graves consequências trouxeram para todos nós, mas as pessoas voltaram a frequentar espaços públicos e consumir cultura e lazer.

Algumas empresas, que trabalham para impactar a experiência dos consumidores com seus produtos, vislumbram também essa retomada da “vida normal” entre aspas mesmo, pois entendem a oportunidade de que todo esse período também sirva de reflexão sobre a importância dos impactos ambientais e de quanto a natureza é fundamental para a vida de todos nós. Voltar ao normal, sim, mas tendo em vista mudanças de comportamento que sejam mais amigáveis ao meio ambiente. A plataforma Green Your City da Heineken tem a missão de unir cultura, lazer e sustentabilidade na mesma equação. Para o lançamento, em novembro de 2021, a plataforma reuniu bares e restaurantes de capitais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo para iluminar de verde os estabelecimentos, chamando a atenção para os compromissos da Heineken com a energia limpa e renovável.  

Novas ações você encontra em https://www.heinekenenergiaverde.com.br/green-your-city.

Que ações como essas sirvam de exemplo e sejam replicadas em prol de ambientes mais saudáveis, equilibrados e sustentáveis para todos e todas. Um brinde ao futuro!

#Envolverde