Apoio da Fundação viabiliza a criação de laboratório de informática para beneficiar adolescentes e jovens na capital do amazonense
– Para fechar o ano com chave de ouro, a Fundação Casas Bahia (FCB), responsável pelas ações sociais da Via, anuncia a realização de uma doação à Aldeias Infantis SOS, reconhecida como uma das Melhores ONGs do país, para viabilizar um laboratório de informática em Manaus (AM). Este é o primeiro passo do início de uma parceria que se estende pelo ano de 2023.
Com doação de 20 computadores modernos, móveis novos, TVs de 65 polegadas e ambiente climatizado e revitalizado, o espaço contará com acesso à internet disponível para a comunidade, alunos da rede pública e adolescentes em situação de vulnerabilidade inscritos nos projetos. A expectativa é beneficiar jovens e familiares, para realização de pesquisas, trabalhos escolares, cursos de programação, oficinas de informática básica e avançada, além da elaboração e qualificação de currículos.
Para Natália Menezes, gerente da Fundação Casas Bahia, a iniciativa é um meio de viabilizar o acesso digital para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Estar conectado à internet é essencial no dia a dia das pessoas em um mundo cada vez mais digital, mas para muitas famílias brasileiras o acesso ainda é precário, o que funciona como mais uma barreira para a redução da desigualdade em nosso país. Ao oferecer essa infraestrutura, criamos um espaço de inclusão e oportunidades para a comunidade”, explica.
Embora o mundo vivencie a era da tecnologia, menos de um terço da população brasileira tem acesso pleno à internet. São quase 34 milhões de brasileiros que nunca acessaram a web, sendo a maioria deles das classes C, D e E. O levantamento é do Instituto Locomotiva, em parceria com a multinacional PwC, divulgado em março deste ano, e revela que quase 87 milhões de pessoas não conseguem se conectar todos os dias. Seis em cada dez usuários só entram na rede por meio de telefones celulares.
Para a coordenadora da Aldeias Infantis SOS de Manaus (AM), Socorro Muniz Fonseca, a doação ajudará a qualificar os atendimentos, trazendo uma nova perspectiva para a comunidade. “A ampliação do laboratório é de grande importância para nós e abrirá os horizontes do local onde estamos inseridos. Agora, os jovens terão condições de se conectar à internet e de se aprofundar em temas voltados à tecnologia, acessando informações que nunca tiveram contato anteriormente e aumentando as chances de conseguir um trabalho qualificado. É um grande salto para as famílias da comunidade”, comemora.
A inauguração acontecerá no dia 11 de janeiro e o espaço funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na sede da Aldeias Infantis em Manaus, localizada na Rua Professora Cacilda Pedroso, nº 600, Bairro Alvorada.
Atuação da Fundação Casas Bahia em Manaus
A parceria com a Aldeias Infantis SOS reforça o compromisso da Fundação Casas Bahia em promover o protagonismo jovem por meio da formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda, além de fortalecer a presença da rede varejista Casas Bahia, pertencente a Via, em Manaus. Em agosto, a marca chegou à cidade, que, além de gerar postos de trabalho, acelera as entregas na região.
Desde então, a Fundação Casas Bahia se dedica a apoiar iniciativas com foco no desenvolvimento social e sustentável da comunidade manauara. Neste ano, a FCB foi a patrocinadora oficial da Virada Sustentável de Manaus, evento que reuniu centenas de pessoas entre os dias 5 e 6 de novembro.
Além disso, até julho de 2023, a Fundação viabilizará a Cozinha Solidária da Marlene Freitas, uma cozinheira engajada na área social. Graças à iniciativa, 15 mil refeições — em média, 375 unidades por semana — serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em um dos bairros mais populosos da cidade, o São José Operário. “Temos como propósito contribuir com ações nas cidades em que nossas lojas estão presentes e, em Manaus, chegamos com força total”, garante Natália Menezes, gerente da Fundação Casas Bahia.
Sobre a Fundação Casas Bahia
A Fundação Casas Bahia tem o propósito de fortalecer comunidades, apoiando o que elas têm de melhor e estando junto de iniciativas de formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores. Nos últimos dois anos, estivemos ao lado das comunidades por meio de ações de ajuda humanitária, investindo mais de R$ 8 milhões em ações de combate à fome. A expressão social do ecossistema da Via — que administra Casas Bahia, Ponto e Extra — nasceu com o objetivo de cuidar das pessoas e comunidades, e agora inicia uma expansão gradual de atuação por todo o Brasil.
Sobre a Via
A Via está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto; as vendas online do Extra; as soluções financeiras do banQi; a fábrica de móveis Bartira; e a logtech Asap Log, além da associação com a Distrito. Em constante evolução, hoje é a plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro onde, quando e como ele quiser. A companhia investe seus esforços para além do varejo, ao apresentar uma jornada de compras que coloca o cliente como seu foco principal. Para tanto, desenvolve alavancas únicas, que possibilitam a melhor experiência por meio de uma oferta agnóstica de produtos, serviços, soluções financeiras e logística.
Com cerca de 45 mil colaboradores, a Via possui capital aberto na B3 desde 2013, mantendo forte atuação em mais de 450 municípios, 22 estados e no Distrito Federal. Por meio da mais digital e robusta rede logística do Brasil, conecta cerca de 1,1 mil lojas físicas, 30 centros de distribuição e hubs de entregas a cerca de 97 milhões de clientes, com o oferecimento de produtos, créditos, serviços financeiros e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.
Sobre a Aldeias Infantis SOS
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
#Envolverde