Por Edgard Júnior, da Rádio ONU –
Secretário-geral quer maior participação das empresas no setor e para combater a mudança climática; começa esta segunda-feira o segundo Fórum de Energia Sustentável para Todos.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu mais investimento no setor de energia sustentável.
A declaração foi feita para marcar o início do Fórum das Nações Unidas sobre Energia Sustentável para Todos, que começa esta segunda-feira em Nova York.
Baixo Carbono
Ban pediu aos empresários que ampliem os investimentos em tecnologias de baixo carbono e para combater a mudança climática.
O chefe da ONU cita que os investimentos globais em energia e combustíveis renováveis aumentaram mais de 15% em 2014. Nos países em desenvolvimento a alta foi o dobro desse índice.
Apesar disso, Ban explicou que as fontes de energia renováveis representam menos de 10% da eletricidade global.
O secretário-geral mencionou a Plataforma da ONU de Eficiência Energética que tem o potencial de dobrar a eficácia do setor até 2030.
COP 21
O objetivo é reduzir em mais de 1 gigatonelada as emissões de dióxido de carbono por ano e, com isso, economizar bilhões de dólares.
Ban lembrou da promessa feita pelo setor privado no ano passado de mobilizar US$ 200 milhões em financiamentos para o desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono e de resiliência climática.
Segundo o secretário-geral, a Conferência do Clima, em Paris, a COP 21, marcada para dezembro, só será um sucesso com um pacote financeiro sólido.
O chefe da ONU disse que a reunião Ministerial Global de Energia, que vai acontecer dentro do Fórum, esta semana, vai juntar líderes de vários países, inclusive do Brasil, de Angola e do Timor-Leste. (Rádio ONU/ #Envolverde)
* Publicado originalmente no site Rádio ONU.