Por Centro Sebrae de Sustentabilidade –
Tema cada vez mais estratégico na pauta das empresas, a sustentabilidade envolve inúmeras dimensões e é fator preponderante também para a competividade e permanência no mercado.
Muitos empresários buscam mais informações sobre o tema, sobretudo quanto ao seu caráter interdisciplinar e transversal, bem como sua aplicabilidade nas empresas. Tal quadro cria a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o conceito, suas aplicações e viabilidade em todas as etapas da gestão empresarial.
Visando atender esta demanda, o Centro Sebrae de Sustentabilidade, unidade de referência nacional sobre o tema, lança um novo conteúdo, as Dimensões da Sustentabilidade nos Pequenos Negócios, cujo objetivo é desmistificar o tema e mostrar que ações sustentáveis são viáveis e como cada um dos pontos podem ser colocados em prática em todas as áreas da empresa.
A partir de consultas com especialistas de todo o Brasil, foram selecionadas 12 dimensões chave, que possuem grande impacto no ciclo de vida dos pequenos negócios e juntas são capazes de tornar a empresa mais sustentável.
São trabalhados temas como planejamento estratégico, gestão financeira, gestão da qualidade, compras sustentáveis, gestão de pessoas, encadeamento produtivo, gestão ambiental (englobando uso eficiente da água, da energia e gerenciamento de resíduos sólidos), desenvolvimento social, legislação, normas e certificações, mercado e consumo consciente, marketing e comunicação, e políticas públicas.
Todas as informações foram compiladas em vídeos, com média de um a dois minutos, em linguagem de fácil entendimento e aprendizagem, explicando de maneira mais dinâmica as dimensões e fornecendo dicas em cada área.
Para a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Suenia Sousa, o conteúdo vem acrescentar um grande conhecimento, de maneira prática. “Entendemos que não há outra via para a sustentabilidade nos pequenos negócios que não seja a da inovação. Como este é um conceito transversal, as Dimensões vêm mostrar de uma forma simples e direta que isto é possível e aplicável na realidade dos empresários”.
Uma nova postura
Adotar os princípios da sustentabilidade empresarial dá lucro e é realidade também para os pequenos negócios. Ser sustentável é reduzir desperdícios, ampliar o valor financeiro da empresa, promover o bem estar das pessoas envolvidas e contribuir para o meio ambiente, promovendo um mercado mais justo e competitivo.
Mais do que cuidado com o meio ambiente, a sustentabilidade é uma postura da empresa, cada vez mais exigida como fator de competitividade. Empresas em todo o mundo já repensam hábitos e ajustam seus modelos de produção, fornecendo produtos e serviços lucrativos, de alto valor social e baixo impacto ambiental. Novas oportunidades surgem todos os dias para aqueles que seguem esta tendência.
Todos os vídeos estão disponíveis no canal do Centro Sebrae de Sustentabilidade no You Tube. Para os próximos meses, novos produtos educacionais serão disponibilizados, como infográficos e diagnósticos empresariais. (CSS/ #Envolverde)