Empresas

Inovação em alumínio

Em sua 13ª edição, Prêmio Alcoa  recebe mais de 150 projetos para avaliação

São Paulo, fevereiro de 2016 – Alcoa divulgou a lista dos 10 finalistas do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio.  Desenvolvida para profissionais e estudantes de diversas áreas, a premiação tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras e sustentáveis com o uso do alumínio. Entre os mais de 150 projetos recebidos nesta edição, foram selecionados cinco finalistas de cada categoria, Estudante e Profissional, que já podem ser conferidos no site da Alcoa.

Entre os destaques estão dois projetos voltados à sustentabilidade como o Coletor de Recursos Renováveis (Categoria Profissional) e o Sistemas Híbridos de Iluminação Residencial (Categoria Estudante). O primeiro foi desenvolvido para coletar água pluvial e também energia solar. Seu diferencial é o fato de ser projetado para ser utilizado individualmente por moradores de prédios residenciais. O segundo consiste em desenvolver dispositivo para captar a luz solar através de um refletor no formato de um paraboloide, conduzindo-a através de fibra óptica até luminárias.

A escolha dos finalistas foi realizada por uma Comissão de Seleção, formada por 10 profissionais de diversas áreas da Alcoa. Foram levados em consideração critérios como a consistência das informações preenchidas no Relatório Descritivo, grau de inovação, potencial de aplicabilidade e de sustentabilidade da proposta. As equipes selecionadas passarão agora por uma segunda etapa de avaliação, que conta com a apresentação dos projetos para uma Comissão de Premiação, composta por quatro profissionais de mercado e dois membros da Alcoa. Durante a apresentação, os protótipos desenvolvidos também serão avaliados pela Comissão, que escolherá os projetos vencedores.

“Inovação é um dos Valores da Alcoa. O Prêmio traz a profissionais e estudantes a oportunidade de criar e desenvolver produtos e soluções sustentáveis que podem trazer grandes melhorias para a nossa sociedade”, afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Alcoa América Latina, Jorge Gallo. Nas doze edições anteriores, mais de dois mil projetos e cerca de 230 universidades de todo o Brasil participaram do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio.

O julgamento final acontece no dia 13 de abril de 2016, quando também ocorrerá o evento de premiação, aberto a convidados.

Sobre o Prêmio

Fazem parte da premiação estudantes universitários e profissionais. Para participar da categoria Estudante, os interessados têm de estar em cursos de nível superior, graduação ou pós-graduação, e ter 18 anos ou mais. Os projetos apresentados devem ser produzidos em equipes com, no máximo, quatro integrantes e contar com a orientação de um professor da mesma instituição. Na categoria Profissional, podem se inscrever pessoas que trabalhem com desenvolvimento de projetos e que já atuam no mercado de trabalho. A equipe participante deve ter entre dois e quatro integrantes. É necessário que pelo menos um deles tenha formação em nível superior; os demais podem ter formação superior ou experiência profissional de no mínimo três anos.

A 13ª edição do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio conta com o apoio institucional das principais entidades do setor, como Instituto de Engenharia (IE), Associação de Ensino/Pesquisa de Nível Superior em Design no Brasil (AEnD-BR), Associação dos Designers de Produto (ADP), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Instituto Ethos,  Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e apoio técnico da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

Mais informações sobre o concurso poderão ser encontradas no site aqui.