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Grandes corporações investem em negócios sociais

A concepção de um iogurte fortificado com micronutrientes para solucionar a má nutrição infantil e a criação de tecnologias da informação para facilitar entraves na agricultura como a baixa produção rural são grandes exemplos do poder da Yunus global ao se associar a grandes empresas. Os exemplos citados já são realidade em Bangladesh para a francesa Danone e a americana Intel. Cases como estes podem ser desenvolvidos com grandes corporações do Brasil a partir de março de 2016 por meio do programa Yunus Corporate Action Tank (YCAT). Já consolidado internacionalmente, o programa foi adaptado à realidade brasileira e buscará identificar como cada empresa poderá utilizar sua expertise para criação de um negócio social ou uma joint-venture. Após esta etapa inicial o YCAT irá guiar o percurso das participantes em um processo de incubação por doze meses. “Conectar o mundo corporativo aos problemas e a pessoas reais gera um imenso potencial criativo, resultando em produtos e serviços que se demonstram necessários, comerciáveis e resilientes no mercado brasileiro mesmo em um momento de instabilidade econômica”, afirma Rogério Oliveira, co-fundador e gestor geral da Yunus no País. Para Oliveira, os benefícios do programa ultrapassam o campo social e chegam até o escritório. “A inovação e o intraempreendedorismo são exaltados no processo de incubação, valores tão inerentes a startups, mas incomuns em grandes corporações. O Yunus Corporate Action Tank ensina a aplicar estas qualidades no dia a dia das empresas participantes, mudando o mindset e aumentando o potencial competitivo de cada uma delas”. Em sua primeira etapa, que inicia em março de 2016 e deve durar três meses, o YCAT dará base teórica ao grupo de executivos a partir dos módulos ‘Capacitação & Inspiração’, ‘Ideação’, ‘Prototipação’ e ‘Modelagem do Negócio’. Nos nove meses restantes, os projetos de cada companhia são colocados em prática, divididos por módulos como ‘Modelagens Financeiras’, ‘Viabilidade’ e ‘Plano de Implantação’. A iniciativa no Brasil conta a coorganização do Bank of America, que tambémserá uma das empresas participantes do programa. Há ainda o apoio da Singularity University, Fundação Dom Cabral, League of Intrapreneurs, Mandalah, entre outros. Em março, as demais companhias escolhidas serão divulgadas. Os critérios de escolha se basearam no potencial de impacto social de cada corporação e no nível de empreendedorismo dos representantes designados a participar do Yunus Corporate Action Tank. (#Envolverde)