Noticias

Instituto 5 Elementos recebe menção honrosa do Prêmio Milton Santos

Milton3-300x199O Prêmio Milton Santos foi instituído pela Câmara Municipal de São Paulo por meio da Resolução 6/2002 e visa reconhecer publicamente projetos ou iniciativas que promovam formas locais de organização e desenvolvimento social no município de São Paulo.

No início de 2015, o Instituto 5 Elementos inscreveu o projeto Consumo Sustentável e Ação na Subprefeitura Lapa www.consumosuste
ntaveleacao.org.br na categoria 2, destinado aprojetos concluídos em 2014, com incidência no município de São Paulo, que consideraram o território como instancia política, resultando em formas de solidariedade social por meio de seus agentes.

Na última 4ª feira, dia 24 de junho ocorreu o evento de premiação. Foram inscritos 62 projetos e compuseram a mesa integrante da banca avaliadora, o vereador Toninho Vespoli, o vencedor do ano anterior com projeto horta nas escolas, o presidente da OAB e o fundador do prêmio Milton Santos o atual Secretário de Cultura o vereador Nabil Bonduki.

Os integrantes da mesa apresentaram o histórico do prêmio e a dificuldade de selecionar os melhores, pois todos são de grande relevância para a cidade de São Paulo. Cada categoria teve um vencedor e duas menções honrosas e quando o nome do Instituto foi anunciado, Mônica Borba gestora e Gina Rizpah Besen consultora do Instituto 5 Elementos ficaram surpresas e muito felizes pelo reconhecimento. Subimos ao púlpito e apresentamos o projeto, seus resultados e desafios.

Milton5-300x199O projeto Consumo Sustentável e Ação na Subprefeitura Lapa realizado no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, teve como objetivo reduzir a quantidade de rejeitos que são destinados ao aterro e ampliar a quantidade de resíduos sólidos secos destinados a coleta seletiva, além de estimular práticas de sustentabilidade junto as lideranças das 40 instituições parceiras do projeto.

Foi financiado pelo FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente do município de São Paulo e apoiado pela Natura. O projeto foi desenvolvido em três etapas. Na primeira, foi elaborado um diagnóstico da gestão de resíduos sólidos urbanos na região. Na segunda, foram identificados e articulados parceiros que atuam na região, possibilitando o planejamento de ações conjuntas.

A primeira etapa do projeto consistiu na elaboração de um diagnóstico que apresenta o levantamento e análise de diversas informações sobre a coleta e a destinação de vários tipos de resíduos descartados nas residências dos mais de 300 mil habitantes da subprefeitura Lapa.

mapaA partir das informações analisadas no diagnóstico, foi desenvolvido um mapa/folder de comunicação sobre Consumo e Descarte Sustentável, com tiragem de 85.000 exemplares, que foram distribuídos na região pelos parceiros do projeto. O folder traz informações sobre como descartar os vários tipos de resíduos produzidos nas residências – como os recicláveis, remédios, de reformas, eletroeletrônicos e outros – e o que fazer com os resíduos úmidos para transformá-los em adubo. O mapa/folder também apresenta um mapa da subprefeitura Lapa, onde foram identificados pontos de entrega de resíduos, de consumo de produtos orgânicos e de práticas de sustentabilidade.

Até junho de 2013, foram promovidas oficinas sobre Consumo e Descarte Sustentável para instituições parceiras, lideranças comunitárias e agentes estratégicos nos seis distritos da subprefeitura Lapa (Barra Funda, Perdizes, Vila Leopoldina, Jaguara, Jaguaré e Lapa). As oficinas abordaram as principais diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo (PGIRS), apresentou o sistema de gestão de resíduos domiciliares na Subprefeitura Lapa e ensina práticas sustentáveis como a utilização de minhocário. Durante a oficina, os participantes recebem uma versão do mapa/folder para, em conjunto, apresentarem sugestões e contribuições para aprimorá-lo e também para proporem articulações com o propósito de disseminar estes conhecimentos para a população local.

Milton7

Com a ampliação da quantidade de instituições envolvidas com o projeto, e o nível de crescimento das informações sobre o consumo sustentável entre os parceiros, que contribuiu com uma forte difusão em relação ao descarte correto e as práticas sustentáveis junto à população local, reduzindo a geração excessiva e o descarte incorreto de resíduos, alcançando o objetivo inicial do projeto.

Os parceiros do Projeto promoveram “campanhas” junto a seus associados ou redes de relacionamento, para dar continuidade aos conteúdos e práticas estimuladas pelo projeto, contribuindo assim para a melhor gestão dos resíduos sólidos na região.

Os 40 parceiros estratégicos do projeto foram, do Setor privado: Academia Ecofit Club, Bija Yoga – Yoga, Massagem Ayurvédica e Terapias de Crescimento Pessoal, Bioideias Operações e Assessoria Agrônomica, Clã – Estúdio das Artes Cômicas, Envolverde – Comunicação e Sustentabilidade, Faculdades Integradas Rio Branco, INOVA, Logística Ambiental – Loga, Mercado Apanã, Natura Cosméticos, Wheat Organics Biopadaria, Página Editora – Jornal da Gente, Rede Resíduo Toodo Eco, Waba Waba Media LTDA; do Setor público:Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de Autoridade de Limpeza Urbana de São Paulo – AMLURB, Secretaria de Serviços, Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Subprefeitura Lapa, Diretoria de Ensino Centro Oeste (SEE), Diretoria de Ensino Norte 1 (SEE), Diretoria de Ensino Centro (SEE), Diretoria Regional de Ensino Pirituba – Secretaria Municipal de Educação, Parque Leopoldina Orlando Vilas Boas, Parque Vila dos Remédios, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS Prefeitura de São Paulo; e das Cooperativas de catadores de materiais recicláveis: Cooper Viva Bem, Cooperativa de Trabalho, Produção e Reciclagem de Resíduos Sólidos Eletroeletrônicos – Coopermiti, Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem da Região Oeste – Cooperação, Cooperativa União Ambiental e Artesanal Mofarrej, Recicla Butantã. (Instituto 5 elementos/ #Envolverde)

* Publicado originalmente no site 5 elementos.