“A ética nos negócios é a única forma aceitável de fazer negócio”, afirma Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil, na nova vídeo-palestra da Plataforma Liderança Sustentável 2016
Na nova vídeo-palestra divulgada pela Plataforma Liderança Sustentável, o CEO da Siemens no Brasil, Paulo Stark, conta como o Sistema de Compliance estabelecido pela companhia em resposta a denúncias de irregularidades na Alemanha, em 2006, vem transformando a cultura da empresa, aprimorando sua reputação e, acima de tudo, despertando o orgulho dos colaboradores por pertencerem a uma empresa que inseriu a ética, como prioridade, na estratégia dos negócios. Veja o vídeo completo no link a seguir: https://goo.gl/to2pUz.
No depoimento, Stark comenta sua trajetória na Siemens, recordando duas passagens marcantes: a primeira, em 2006, quando liderava uma unidade de negócio na Alemanha, na qual acompanhou os problemas éticos da companhia estamparem manchetes em jornais do mundo todo. Para corrigir condutas e recuperar a credibilidade, a Siemens apostou em uma reação radical, trocando o comando global imediatamente e estabelecendo um sistema de compliance rigoroso e reconhecido no mundo inteiro. “O elo que liga o Sistema de Compliance à confiança da sociedade e das pessoas na empresa é a conseqüência”, explica Stark.
O segundo momento marcante da trajetória de Paulo na Siemens se deu quando ele, à frente da organização no Brasil, apresentou ao Comitê Global resultados de investigações internas que mostravam irregularidades na atuação da empresa no país e precisou decidir se a organização deveria compartilhar ou não as informações com as autoridades públicas. “Não demorou nem 30 segundos para tomarmos a decisão unânime de realizar a denúncia. Porque era algo que ia de encontro com os nossos princípios. O problema é que o acordo de leniência não nos permitia divulgar que nós fomos os denunciantes. Os colaboradores ficaram aflitos por um mês. Foi um período quase insuportável para mim”, conta Paulo.
Stark chega a se emocionar durante sua fala, lembrando o apoio de seus funcionários, recebido durante a fase de investigações, ao saberem que as denúncias partiram da própria Siemens, seguindo uma postura de transparência e os princípios do Sistema de Compliance. Em um “evento-surpresa”, o CEO da Siemens ouviu a seguinte frase de um grupo de, aproximadamente, mil colaboradores: “Paulo, nós estamos juntos com você nessa”.
Com uma ampla visão sobre como uma conduta ética pode consolidar – ou arruinar – os rumos de uma empresa, Paulo Stark inicia a participação dos líderes no bloco sobre ética da Plataforma Liderança Sustentável, após a introdução realizada pelo professor e doutor Robert Henry Srour (confira o vídeo completo do professor em https://goo.gl/uBJkKW).
Para assistir ao depoimento de Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil, acesse: https://goo.gl/to2pUz
Sobre a Plataforma Liderança Sustentável
A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento lançado em junho de 2011, que reúne 60 presidentes de grandes empresas brasileiras em torno da missão de conectar, inspirar e educar jovens líderes de negócios para o tema da sustentabilidade. Para tal tarefa, apoia-se em um conjunto de ferramentas – livros, portal, vídeo-palestras, eventos educacionais regionais e nacionais, cursos e conteúdos de suporte à educação de líderes para empresas, escolas de gestão e universidades. A iniciativa já atingiu presencialmente cerca de 85 mil gestores em mais de 300 eventos pelo Brasil – além de países como França, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina – e mais de 1,8 milhão de pessoas com as vídeo-palestras disponíveis em canal no YouTube.
Sobre a Ideia Sustentável
Ideia Sustentável é uma empresa especializada em estratégia e inteligência em sustentabilidade empresarial criada, em 1993, por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas no tema do Brasil. A consultoria conta com o diferencial de estar há 23 anos no mercado, desenvolvendo conhecimento e apoiando empresas, em três linhas: Consultoria (apoio a empresas no desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, definição e diretrizes, criação de cultura e identidade, educação e conteúdos); Educação (Sensibilização, treinamento e capacitação de profissionais de empresas para os temas da sustentabilidade); e Conteúdos (Estudos, Pesquisas, Fóruns, Eventos Técnicos, Relatórios e Planejamento de comunicação da e para a sustentabilidade). (#Envolverde)