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Impacto social e ambiental das marcas é fator decisivo para 30% dos consumidores

Pesquisa encomendada pela Unilever e realizada pela Europanel entrevistou 20 mil pessoas em cinco países: Brasil, Índia, Turquia, EUA e Reino Unido.

Por Redação da Envolverde*

Londres, Reino Unido – Um novo estudo internacional encomendado pela Unilever e realizado pela Europanel revela que, atualmente, 33% dos consumidores preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou o meio ambiente. O estudo também mostra que essa tendência é mais forte em economias emergentes do que em mercados desenvolvidos. Enquanto 53% de consumidores no Reino Unido e 78% nos EUA afirmam se sentir melhor quando compram produtos fabricados de maneira sustentável, essa porcentagem aumenta para 88% na Índia e para 85% no Brasil e na Turquia.  Foram entrevistadas 20 mil pessoas em cinco países – Brasil, Índia, Reino Unido, EUA e Turquia.

Além de confirmar a expectativa do público em relação à necessidade das empresas provocarem um impacto social e ambiental positivo, o estudo revela ainda uma oportunidade de negócio para as companhias que investirem nessa tendência: 21% dos entrevistados disseram que escolheriam marcas que comuniquem melhor suas credenciais de sustentabilidade em embalagens e campanhas de marketing. Isso representa uma oportunidade potencial inexplorada de €966 bilhões em relação a um mercado total de bens sustentáveis, estimado em €2,5 trilhões.[1]

A escala dessa oportunidade é confirmada pelo desempenho das marcas sustentáveis da Unilever – aquelas que tem um propósito social e/ou ambiental. Marcas como Dove, OMO, Hellmann’s, Lifebuoy, VIM e Ben & Jerry’s crescem, juntas, 30% mais rápido que o restante do negócio e entregaram quase metade do crescimento global da companhia em 2015.

Keith Weed, chefe global de Marketing e Comunicações da Unilever, diz: “A pesquisa confirma que a sustentabilidade é, de fato, um incremento desejável para os negócios. Para obter êxito global, especialmente em economias emergentes, as marcas precisam ir além das áreas de foco tradicionais como desempenho de produto e acessibilidade. Ao invés disso, precisam agir depressa para demonstrar suas credenciais sociais e ambientais e mostrar aos consumidores que, além de bem geridas, são confiáveis no que tange ao futuro do planeta e das comunidades”.

O estudo identifica dois motivos prováveis pelo maior engajamento do consumidor em economias emergentes: a exposição direta ao impacto negativo de práticas empresariais insustentáveis – como falta de água e energia, escassez de alimentos e qualidade de ar inferior -; e o poder de influência de familiares, amigos e filhos para a compra de produtos mais verdes e socialmente responsáveis.

Foto: Shutterstock

Nota

  • Foram coletados dados sobre as crenças gerais dos respondentes em relação à sustentabilidade, crenças relacionadas à sustentabilidade de categorias e seus comportamentos sustentáveis, tais como lavar roupas a temperaturas mais baixas e reciclagem em casa.
  • A pesquisa foi conduzida em conjunto com Europanel e Flamingo.
  • A emergência de compras baseadas em credenciais de sustentabilidade é apoiada ainda mais pelo estudo From marketing to mattering conduzido pela Accenture e Havas Media Group. Revelou que consumidores em economias emergentes estão mais engajados em sustentabilidade e esperam se beneficiar diretamente dos esforços de bons propósitos das empresas.[2]

Marcas “Vida Sustentável”

Uma marca “vida sustentável” é uma marca que não só integrou a sustentabilidade a seu propósito – em outras palavras sua plataforma de marketing – mas também a seus produtos.

Isso significa:

  • Definir um propósito relevante para a marca e para a sociedade e ter iniciativas relacionadas a este propósito que farão com que o mundo seja um lugar melhor;
  • Oferecer produtos que contribuam para os objetivos do Plano de Sustentabilidade da Unilever, seja melhorando a saúde, bem-estar ou nutrição, reduzindo impactos ambientais ou utilizando ingredientes de fontes sustentáveis.

A sustentabilidade está criando valor para nosso negócio

A Unilever definiu quatro pilares para ajudar a capturar as formas pelas quais a sustentabilidade contribui com o êxito dos nossos negócios.

  • Mais crescimento – A sustentabilidade está impulsionando o crescimento ao aumentar o valor das marcas, ao abrir novos mercados, tais como o de água potável segura, e ao inspirar a inovação. Nossas marcas “vida sustentável” demonstram isso.
  • Custos menores – Ao reduzir resíduos e diminuir o uso de energia, matérias primas e recursos naturais, criamos eficiência e cortamos custos. Em última instância, economizar e cortar custos nos ajuda a melhorar nossas margens. Desde 2008, conseguimos uma economia cumulativa de custos superior a €600 milhões, graças à eco-eficiência. Nosso programa voltado aos resíduos contribuiu com uma economia de custos de cerca de €250 milhões e gerou centenas de empregos.
  • Menos risco – Formas sustentáveis de fazer negócios nos ajudam a mitigar riscos em nossas operações. As operações sustentáveis nos ajudam a blindar nossa cadeia de fornecimento em relação aos riscos associados à mudança climática e ao suprimento de longo prazo de matérias primas, reduzindo nossa exposição à volatilidade dos preços dos recursos.
  • Mais confiança – A sustentabilidade no coração de nosso modelo de negócio fortalece nossas relações com as partes interessadas e nos ajuda a prosperar como empresa. Isso nos ajuda a preservar nosso valor e relevância para os consumidores, ao mesmo tempo em que inspiramos os atuais e futuros funcionários da Unilever. Em 2015, mantivemos nosso status de Empregadora de Preferência para Universitários Graduados no setor de bens de consumo em 34 países. Atualmente, somos a empresa de bens de consumo #1 na Lista LinkedIn Global de Empregadoras Mais Atraentes e a 8a empresa mais procurada para trabalhar #8 na Lista LinkedIn Global de Empregadoras Mais Atraentes em 2016.

SOBRE A UNILEVER

A Unilever é uma das líderes mundiais na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2 bilhões de consumidores por dia que consomem as mais de 400 marcas disponíveis em seu portfólio de produtos. No mundo, a companhia tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €53.3 bilhões no ano de 2015.

A companhia tem um propósito simples – tornar a sustentabilidade parte do dia a dia de todos. Por isso, em 2010, anunciou o Plano de Sustentabilidade da Unilever, que tem como visão gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.

A Unilever foi a primeira empresa no ranking de seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2015. No FTSE4Good Index, obteve a pontuação ambiental máxima de 5. Liderou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2016 pelo sexto ano consecutivo, e foi eleita a empresa de bebidas e alimentos mais sustentável no Behind the Brands Scorecard , da Oxfam, em 2016, pelo segundo ano.

No Brasil há 87 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.

Para obter informações adicionais sobre a Unilever e suas marcas, acesse www.unilever.com.br Para obter informações adicionais sobre o Plano de Sustentabilidade da Unilever acesse:https://www.unilever.com.br/sustainable-living/estrategia-de-sustentabilidade/.

* Com informações da Unilever.