Um levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos em agosto de 2017, com 1.202 pessoas em todo o Brasil, revelou que 69% dos entrevistados mudaram seus hábitos de transporte após a crise. A principal alternativa apontada para se deslocar pela cidade e cortar gastos é andar mais a pé (24,4%), seguido por utilizar o transporte público (21,5%); se locomover menos (19,4%); andar de bicicleta (17,1%); usar mais táxi, Uber ou outro serviço semelhante (9,9%) e pegar mais carona (7,7%). Nos últimos seis meses, 73,5% dos entrevistados também sentiram um aumento nos gastos com transporte (combustível; passagens de ônibus; metrô, trem e ônibus; ou táxi). Durante o período, o gasto com combustível foi o que mais aumentou para 65,70% dos entrevistados, seguido por transporte público (31%) e táxi (3,30%). (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS11
ODS11
ODS11 - Crise faz brasileiro andar mais a pé
ODS 11
Prefeitos do G20 pedem investimento anual de US$ 800 Bi para ações climáticas
No Urban20 (U20) Summit, cerca de 60 prefeitos e líderes de cidades, incluindo representantes do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) e da rede C40 Cities, solicitaram US$ 800 bilhões em investimentos públicos anuais de governos nacionais e instituições de financiamento ao desenvolvimento até 2030.
ODS 11
A Urgência da Arborização Urbana: Uma aposta para São Paulo
por Verônica Bilyk – Em São Paulo, onde o concreto domina, a arborização não é apenas uma questão estética – é uma necessidade vital para enfrentarmos a crise climática que já bate à nossa porta. É muito simples observar como a presença – ou ausência – de árvores impacta na qualidade de vida dos paulistanos. […]
ODS 11
Comunidades garantem sementes para a recuperação do Cerrado
Por WWF Brasil – Um dos biomas mais ameaçados do mundo, o Cerrado já perdeu 50% de sua área de vegetação original e teve cerca de 80% de sua superfície modificada pela ação humana. De acordo com especialistas, a destruição é tão grande que já não basta apenas deter o desmatamento: é preciso também restaurar […]
ODS 11
Poluição do ar: entre queimadas, carros e soluções tecnológicas
Diversas cidades brasileiras têm enfrentado um desafio ambiental colossal: a poluição do ar. De acordo com o IQAir, empresa suíça de tecnologia de qualidade do ar, São Paulo registrou por cinco dias consecutivos, entre 120 cidades monitoradas, o pior ar do mundo. Este problema persistente também afetou várias outras regiões do país no último mês e é alimentado principalmente por duas fontes: as emissões de automóveis e a fumaça das queimadas.
ODS 11
Como o despreparo faz de uma tempestade um furacão
Na semana passada, tivemos dois eventos climáticos extremos que, apesar da enorme diferença nas suas dimensões, ocuparam o noticiário brasileiro. O primeiro deles foi o furacão Milton, que se formou no Golfo do México no início de outubro e atingiu a costa dos Estados Unidos entre os dias 11 e 12 de outubro. O segundo foi uma tempestade acima da média, que ocorreu em São Paulo na sexta-feira última (9).
ODS 11
Os desafios e avanços nas políticas públicas para reduzir deslizamentos no Brasil
Durante a temporada de chuvas no Brasil, deslizamentos de terra representam uma relevante ameaça, que resulta em perdas de vidas, danos à infraestrutura e prejuízos econômicos. Estima-se que mais de oito milhões de brasileiros vivem em áreas de risco de desastres deflagrados por ameaças naturais, e os deslizamentos de terra estão entre os mais devastadores.