Sociedade

CDP e ICLEI se associam para criar relatórios climáticos das cidades.

O relato sobre mudanças climáticas para cidades e regiões de todos os tamanhos se tornará mais fácil.
Foi na conferência climática da ONU em Bonn (COP23), que Paul Simpson do CDP e Gino Van Begin do ICLEI(Governos Locais pela Sustentabilidade)  fizeram o importante anúncio de que o CDP e o ICLEI se associarão para apresentar uma plataforma unificada para o relatório climático das cidades.

Como disse a ex-chefe de clima da ONU, Christiana Figueres, no anúncio: “Devido a isso, teremos dados robustos e padronizados em todas as cidades … o que dá confiança às cidades para saber o que estão fazendo, para que os investidores saibam no que estão investindo e … para que os governos nacionais compreendam realmente o quanto as cidades podem contribuir “.
Ao simplificar os dois sistemas em um ponto de entrada centralizado, esperamos simplificar radicalmente a forma como as cidades reportam e melhor capacitá-las para acompanhar seus esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, construir a resiliência climática e proteger-se dos impactos climáticos.

Enquanto os detalhes da parceria estão sendo finalizados nos próximos meses, a partir de 2019, a rede ICLEI de cidades e regiões reportará junto com as cidades membros da C40 na plataforma de reporte on-line do CDP. As cidades só terão que inserir seus dados uma vez, em uma plataforma. O ICLEI continuará a apoiar e a prestar assistência técnica aos governos locais, enquanto o CDP e o ICLEI usarão os dados declarados pelas cidades para fornecer uma análise robusta das ações que estão sendo tomadas por municípios em todo o mundo.

Os dados e as análises continuarão a apoiar a mensagem de advocacy do ICLEI em sua capacidade como ponto focal dos Governos Locais e da Constituição das Autoridades Municipais (LGMA) na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Isso significa que o ICLEI usará os dados para moldar e substanciar suas mensagens para as nações e agências das Nações Unidas para garantir que os compromissos, planos e atividades subnacionais sejam incorporados nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).

Os governos municipais estão implementando cada vez mais políticas locais que reconhecem investimentos sustentáveis como essenciais para combater os riscos climáticos e desenvolver novos mercados, criar empregos e tornar suas cidades atraentes para viver e trabalhar.
Vimos um aumento de 20 vezes no número de ações das cidades com relação às mudanças climáticas em apenas seis anos, e ao explorar uma rede mais ampla, esperamos construir com esse enorme impulso.

A mudança do relato dessas ações em um só lugar também criará um hub centralizado para obter informações sobre o quais ações as cidades estão realizando. Isso não só ajudará os governos locais a gerenciar suas cidades para entender melhor as oportunidades disponíveis, mas fornecerá informações imprescindíveis para que os investidores se sintam confiantes nas suas decisões de financiamento.

Enquanto isso, ao mostrar a base do apoio e as contribuições feitas para combater as mudanças climáticas em nossos principais centros urbanos e comunidades rurais, esses dados ajudarão a fornecer confiança aos governos nacionais para elevar sua ambição com relação as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O CDP e o ICLEI esperam fazer esta caminhada para a ação o mais fácil possível.
O anúncio da COP23 foi em resposta direta ao chamado das cidades para simplificar o relatório sobre mudanças climáticas, e o CDP também está mudando a forma como as cidades informam para ajudar neste objetivo. Em 2018, lançaremos um novo sistema de reporte on-line para as cidades. Continuaremos a fazer as perguntas certas para as equipes de gestão da cidade para acompanhar o seu progresso, ao mesmo tempo em que pretendemos tornar o processo de reporte o mais simples e intuitivo possível para as cidades. (#Envolverde)