Ambiente

Três brasileiras na lista das 200 mais limpas do mundo

As organizações As You Sow e Corporate Knights lançaram a quarta atualização do Carbon Clean 200 (Clean200), uma lista das 200 maiores empresas de capital aberto que obtêm receitas significativas de energia limpa. No primeiro ano e meio de desempenho, as empresas da Clean200 geraram um retorno total de 32,1%. Isso é quase o dobro dos 15,7% do índice de combustíveis fósseis do S&P 1200 Global Energy Index.

“É interessante que o Clean200 tenha conseguido quase duplicar o desempenho das ações das empresas de combustíveis fósseis ao longo dos últimos 18 meses, dado o aumento geral dos preços do petróleo durante esse período”, comentou Toby Heaps, CEO da Corporate Knights e co-autor do relatório . “Enquanto as empresas de energia renovável estão mantendo seu desempenho, a diferença está sendo conduzida por empresas nos negócios de eficiência energética”.

As empresas brasileiras que integram a lista são São Martinho SA, Weg SA e CPFL Renováveis. As 10 primeiras colocadas são Siemens Ag, Toyota Motor Corp, Schneider Electric Se, Abb Ltd, Panasonic Corp, Vestas Wind Systems, Bombardier Inc, Innogy Se, Sse Plc, Emerson Electric Co. Os 10 principais países com empresas na lista incluem China (68), Estados Unidos (35), Japão (21), Alemanha (9), Coreia do Sul (7), Índia (7), Suécia (5), Canadá (5) com a Dinamarca, Irlanda, Espanha e Reino Unido empatados com quatro empresas cada.

Esta é a primeira lista Clean200 de 2018 e atualiza a edição do terceiro trimestre de 2017. Ela inclui empresas envolvidas no fornecimento de produtos, materiais e serviços relacionados à eficiência energética. A lista continuará a ser atualizada regularmente para fornecer uma alternativa para investidores que buscam mudar sua exposição de energia antiga para energia nova.

“As forças do mercado continuam a mostrar que a nova economia de energia não é apenas um setor em crescimento, mas continua a superar a energia baseada em combustíveis fósseis. Estamos testemunhando a “Grande Transição” que foi predita”, disse Andrew Behar, CEO da As You Sow e co-autor do relatório. “Independentemente da política, os investidores parecem estar seguindo o dinheiro”. (#Envolverde)