Arquivo

Pesquisadores da UAE University usam cabelo para detectar deficiência de vitamina D

ABU DHABI, 30 de maio de 2018 (WAM) – Pesquisadores da Universidade dos Emirados Árabes Unidos (EAU) descobriram um inovador teste de cabelo para detectar facilmente a vitamina D no corpo humano.

De acordo com um comunicado divulgado pela Universidade, exames de sangue têm sido usados ​​universalmente para determinar a deficiência de vitamina D, mas analisando uma pequena amostra de cabelo da coroa da cabeça de um humano, a quantidade de vitamina D também pode ser encontrada, permitindo detecção de doenças relacionadas.

“A deficiência de vitamina D é um problema enorme nos Emirados Árabes Unidos porque há muito sol, mas estamos sempre dentro de casa e as pessoas não se expõem à luz solar. A radiação UV B muda a luz solar para produzir vitamina D em nossa pele. Passa pelo fígado e pelos rins para se transformar em outros metabólitos da vitamina D”, disse o Dr. Iltaf Shah, professor assistente de Bioquímica no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade.

A principal desvantagem da análise de sangue com vitamina D é que ela fornece apenas informações de curto prazo. Devido às flutuações nos níveis sanguíneos das formas de metabólito encontradas no cabelo chamado 25-hidroxivitamina D, também é muito difícil estimar as variações sazonais reais dos níveis de 25-hidroxivitamina D por um período de tempo mais longo. A análise do cabelo, por outro lado, fornece uma janela de detecção mais ampla, de um mês a um ano, e a história completa de absorção de vitamina D e homeostase em nosso corpo.

Pesquisas recentes mostram que a deficiência de vitamina D está relacionada a muitas doenças, como obesidade, raquitismo, osteomalácia, câncer e doença de Alzheimer. “Se você tem níveis suficientes de vitamina D no sangue, terá menos chances de contrair essas doenças em um estágio posterior da vida”, disse Shag, acrescentando que os indivíduos ainda estão explorando a doença.

Na esperança de apresentar uma patente no futuro próximo, o Dr. Shah disse: “Usando a análise segmentar, o teste de cabelo com vitamina D pode dar um perfil de longo prazo da vitamina D, de um mês até um ano. No sangue, os limites de corte para a deficiência de vitamina D já estão definidos, mas como o teste do cabelo com vitamina D é um novo teste e acabamos de desenvolvê-lo, ainda não sabemos os níveis de corte para a deficiência de vitamina D. Este é o próximo passo, onde uma coorte muito alta de amostras de cabelo será julgada e os níveis de corte para a deficiência de vitamina D serão determinados.” (#Envolverde)