Sociedade

Indiano Manish Jain vem ao Brasil para jornada de aprendizagem colaborativa em novembro

Cofundador de iniciativas como Shikshantar e Swaraj University na Índia, Jain é crítico ao que chama “modelo industrial de educação”

São Paulo, setembro de 2018 –  O ativista social Manish Jain estará no Brasil para a jornada Re-imaginando a Educação, que acontece no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraty, de 10 a 26 de novembro. O programa é um convite a olhar o mundo através de outras lentes, conhecendo experiências educacionais renovadoras no Brasil, em comunidades atuantes nas perferias de  São Paulo, Rio de Janeiro e Paraty. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Espaço ZYM, Sarvodaya e Planetária.

Para Jain, o  sistema de educação atual visa formar profissionais competitivos que se enquadrem em determinada hierarquia. Cria, assim, seres humanos incapazes de solucionar as questões complexas da sociedade contemporânea. E mais: o modelo reproduz a exclusão social, exalta a cultura urbana e a sociedade globalizada. Mas,  para além dos muros das escolas, iniciativas pioneiras e solidárias criam novos ambientes de aprendizagem que se mostram cada vez mais potentes e transformadores. Novas formas de aprender e ensinar começam a surgir.

 Quem é Manish Jain

Manish Jain é fundador da Shikshantar – The People’s Institute for Rethinking Education and Development, na cidade de Udaipur, no Rajastão na Índia.  A instituição dedica-se, há cerca de 20 anos, a repensar formas de educação com imaginação e criatividade. Em 2010, Jain criou também a Swaraj University, que oferece aos participantes, alfabetizados ou não, a possibilidade de escolher seus próprios líderes e de aprender de acordo com seus sonhos e não apenas para ganhar um pedaço de papel.

Formado em Harvard e M.I.T. Manish Jain trabalhou em agências internacionais como UNESCO, PNUD, UNICEF, USAID e instituições como Banco Mundial e Morgan Stanley, em países da África e da Ásia. Mas viu que não poderia seguir trabalhando para um sistema que considera comunidades tradicionais como um empecilho ao desenvolvimento. Manish se deu conta ainda de que estes pensamentos são criados dentro das próprias universidades.

Enquanto a educação moderna é vista como a solução para os dilemas do mundo, para Manish  este modelo estratifica a sociedade e cria grande parte dos problemas sociais e ambientais que vivemos. De volta à Índia para reaprender com seu povo, Manish propõe uma  sociedade de aprendizado para criar alternativas ao modelo atual de desenvolvimento, baseada na cultura da colaboração

“O modelo de educação industrial subestima a cultura e o conhecimento local, suprime a criatividade e torna a sociedade desumana, produzindo inúmeros descontentes”, diz Manish.

Manish Jain no Brasil 

 Programação

O programa envolve visitas a comunidades da periferia de São Paulo que inspiram jovens a sonharem e a tornarem-se  protagonistas de suas próprias vidas por meio da arte, da música, da dança, da gastronomia e da educação alternativa.

Jornada em São Paulo

Dia 14 de novembro – Cozinhando com Manish Jain: jantar para os padrinhos no Espaço ZYM.

Dia 15 de novembro – Um dia de (des) aprendizagem com Manish Jain no Espaço ZYM

De 17 e 18 de novembro –  Construindo comunidades resilientes: uma experiência pelas quebradas do Jardim Ângela e São Miguel Paulista em São Paulo.

Desconferência em Paraty

O evento em Paraty será realizado em parceria com a Cirandas da Educação, e inspirado na  Desconferência de Sociedades de Aprendizagem, evento promovido na Índia desde 2002 pela Shikshantar e parceiros, dentro do contexto da cultura da colaboração (gift culture). O encontro tem a proposta de criar espaços de trocas e interações onde todos os participantes são professores, cocriadores e voluntários.

De  23 a 26  de novembro – Desconferência em Paraty com Cirandas na Educação

Inscreva-se aqui

 A Jornada de Aprendizagem Re-imaginando a Educação com Manish Jain é um projeto colaborativo. O valor das inscrições ajudam a financiar todos os gastos para que Manish possa estar aqui conosco. Criamos diversas faixas de valores para que todos possam dar a contribuição de acordo com o que pode. Quando você escolhe o valor completo, você está contribuindo para que outras pessoas possam participar do programa. Se você acredita que pode ser um padrinho do projeto, escreva pra gente. Se você acha que estes valores não te representam, escreva também, conte sua história e faça uma proposta.

Para  fazer inscrição no programa ou saber mais, visite o blog

https://manishnobrasil.wordpress.com/

Contato:

Cristina Spera – [email protected] / tel e whats: 11 95316-3222

(#Envolverde)