ABU DHABI, 8 de outubro de 2018 (WAM) – A embaixada francesa nos Emirados Árabes Unidos (EAU) abriu ontem um escritório de representação da agência espacial francesa em Abu Dhabi (Centro Nacional de Estudos Espaciais, CNES) para ser o primeiro estrangeiro agência espacial abrindo um escritório de representação nos EAU.
O anúncio foi feito por ocasião da visita de Jean-Yves Le Gall, presidente do CNES, aos Emirados Árabes Unidos, durante uma cerimônia na Residência de France em Abu Dhabi, na presença de Mohammed Al Ahbabi, diretor-geral da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos.
Falando na ocasião, Ludovic Pouille, embaixador da França nos Emirados Árabes Unidos, disse: “Estou muito feliz em receber na embaixada francesa em Abu Dhabi o escritório de representação do CNES para os Emirados Árabes Unidos. É um marco importante em nossa cooperação espacial e um sinal claro do novo status que os EAU conquistaram no cenário internacional espacial. Entre a França e os Emirados Árabes Unidos, eu costumava dizer que o céu é o limite. Agora eu posso dizer que o universo é o limite”.
O Presidente do CNES, por sua vez, disse: “Para liderar esse esforço de inventar o futuro do espaço, precisamos trocar idéias e tentar ver as coisas de maneira diferente. É exatamente isso que a cooperação internacional e nossa parceria com os EAU estão promovendo no CNES. A parceria histórica entre a França e os Emirados Árabes Unidos está ficando mais forte e mais rica a cada dia. Não tenho dúvidas de que o espaço continuará contribuindo vigorosamente para a cooperação de nossos países”.
O anúncio é resultado do aprofundamento dos laços entre a França e os Emirados Árabes Unidos no campo da exploração espacial. Em abril de 2015, apenas um ano após a criação da agência espacial dos EAU, a França foi o primeiro país estrangeiro a assinar um Memorando de Entendimento com a agência e, desde então, a cooperação espacial tornou-se um dos pilares do diálogo estratégico entre os dois países.
A parceria permite que ambos os países troquem mutuamente competências e conduzam projetos comuns, com o objetivo de permitir que novas missões sejam desenvolvidas em conjunto. Também promove o surgimento de uma nova geração de especialistas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e fomenta novas aplicações baseadas no espaço, apoiando o desenvolvimento econômico e uma sociedade mais sustentável.
O último e mais importante projeto é a assinatura de um acordo por ocasião da visita de Edouard Philippe, primeiro-ministro da França, aos Emirados Árabes Unidos em fevereiro de 2018, para desenvolver em conjunto um satélite de observação da Terra para contribuir com a mudança climática. (#Envolverde)