DUBAI, 11 de outubro de 2018 (WAM) – Como parte de seu empenho em manter a segurança dos usuários de praias públicas no emirado, o Município de Dubai desenvolveu o “Flying Rescuer”, um veículo aéreo não tripulado (UAV).
Comentando o anúncio, Khalid Sharif Al Awadhi, CEO do Setor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, disse: “O emirado está empenhado em fornecer todos os padrões de segurança para seus residentes e esforços estão sendo constantemente exercidos no Município de Dubai para implementar práticas para melhorar o princípio de segurança especialmente em destinos que estão testemunhando crescimento contínuo no número de visitantes, como praias.
O município presta grande atenção ao desenvolvimento de sistemas de segurança costeira de acordo com os métodos mais recentes e mais avançados. O Flying Rescuer é o primeiro de seu tipo no mundo UAV, que atualmente está sendo usado em todo o mundo projetado apenas para operações de resgate individuais.”
Por sua vez, Alia Al Harmoudi, diretora do Departamento de Meio Ambiente, disse: “O município desenvolveu um excelente UAV local ou drone, cujo design exclusivo é capaz de responder a casos de afogamento em grupo ou individuais. O drone pode transportar até quatro anéis de boias salva-vidas para a área do incidente de afogamento, que pode suportar até oito pessoas que se afogam ao mesmo tempo. Ele também pode ser usado com uma balsa de resgate que inflaciona automaticamente quando toca a água em vez de boias para salvar várias pessoas ao mesmo tempo. O Flying Rescuer dá a resposta inicial ao afogamento, de modo que os salvadores humanos tenham acesso à situação, o que facilita as operações de resgate nos feriados e finais de semana. ”
O Flying Rescuer é uma das inovações mais recentes adicionadas ao Sistema de Resgate e Segurança Costeira executado pelo município, que alcançou zero “mortes” devido a casos de afogamento desde sua abertura em 2016. O número total de casos de resgate e socorro foi de 2.139, dos quais 330 eram casos de afogamento em grupo ou 15 por cento de todas as operações de resgate e socorro a uma taxa de 3 a 4 pessoas se afogando ao mesmo tempo.
O drone consiste em um ventilador duplo montado em quatro braços dobráveis, conhecido como Octa-X8, capaz de transportar uma carga de 8 kg. Ele pode ser controlado remotamente manualmente ou determinando um caminho específico para o dispositivo e ativando-o no modo automático para seguir automaticamente seu caminho. Também é possível controlar remotamente o lançamento de boias de resgate ou jangadas que chegam ao local do afogamento.
O drone também é equipado com duas câmeras, uma para navegação de alta precisão para transmissão de vídeo ao vivo até um quilômetro do ponto de controle e outra para facilitar o lançamento de canos e boias de resgate para a área de afogamento com precisão. O UAV tem uma duração de bateria de até 30 minutos, permitindo vários voos sem ter que recarregar a bateria. Ele também tem a capacidade de operar em altas temperaturas em Dubai no verão.
O UAV é equipado com um sistema integrado para atender o público. O sistema permite que a orientação por voz remota seja fornecida a partir do ponto de controle do dispositivo, o que é muito útil em casos de afogamento coletivo ou no caso de correntes de varredura. (#Envolverde)