ABU DHABI, 17 de outubro de 2018 (WAM) – Khalifa Ahmed Al Ali, diretor-gerente do Centro de Segurança Alimentar, enfatizou que os Emirados Árabes Unidos (EAU) se tornaram um ponto-chave no fornecimento de alimentos para a região, revelando que o país é o 33º no ranking mundial de segurança alimentar.
Em sua declaração à Agência de Notícias Emirates, WAM, Al Ali disse que o Dia Mundial da Alimentação – marcado em 16 de outubro de cada ano – é uma oportunidade para auxiliar as políticas nacionais e internacionais destinadas a eliminar problemas relacionados ao crescente número de pessoas famintas globalmente, que está aumentando anualmente, e atingiu quase 820 milhões em 2017.
Ele acrescentou que a mudança de paradigma alcançada na segurança alimentar pelos EAU não se limita ao nível local. Seu impacto, disse ele, chegou ao exterior, uma vez que os Emirados Árabes Unidos apoiaram e implementaram muitos projetos de desenvolvimento agrícola, pecuário e pesqueiro em todo o mundo.
Al Ali destacou o papel do setor privado dos Emirados no fortalecimento da segurança alimentar, apontando para a aquisição por parte das empresas dos Emirados Árabes Unidos de uma grande proporção dos maiores projetos agrícolas no exterior.
Enquanto isso, o Diretor Geral disse que os Emirados Árabes Unidos vão sediar a Agriscape, a Exposição Internacional de Investimentos Agrícolas no Exterior, de 29 a 30 de outubro de 2018. A exposição tem como objetivo promover a segurança alimentar, estabelecer parcerias adequadas e atrair investimentos no país.
Ele também apontou que a pecuária do país ultrapassou 4,5 milhões, o que por si só fornece um aspecto importante da segurança alimentar relacionada à carne, produtos lácteos e outros. Ele também afirmou que existem quase 25.000 fazendas em Abu Dhabi, além de dezenas de outras que aplicam a agricultura avançada, que fortalecem o número de produtos locais e alcançam uma autossuficiência significativa. (#Envolverde)