ODS16

Ambev conclui primeiro ano de seu programa de voluntariado com 12 mil horas dedicadas e realiza mobilização em todo o país

No sábado, cerca de mil funcionários da companhia realizaram atividades em 10 ONGs pelo Brasil para marcar a conclusão do VOA, programa de compartilhamento de conhecimentos em gestão da companhia

No último sábado (1), cerca de mil funcionários da Ambev espalhados por diversas cidades do país se mobilizaram para o Dia do VOA, data que marcou a conclusão do primeiro ano do programa de voluntariado da companhia e celebrou o Dia Internacional do Voluntariado, comemorado em 5 de dezembro. Batizado de VOA, o programa compartilhou conhecimentos em gestão com quase 200 ONGs e contou com a participação voluntária de funcionários da Ambev, que dedicaram 12 mil horas de seu tempo em consultoria personalizada.

Dez ONGs nas cidades de São Paulo, Jaguariúna (SP), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Anápolis (GO), além da Gerando Falcões, em Poá (SP), abriram suas portas no fim de semana para receber atividades recreativas, aulas de gestão, pequenos serviços de reforma e pintura, doações de livros, alimentos e brinquedos.

Ao longo do ano, a dedicação dos funcionários da Ambev ao VOA foi equivalente a cerca de R$ 12 milhões em consultoria, considerando a remuneração média de um consultor no mercado. O valor se aproxima, por exemplo, do montante arrecadado pelo Criança Esperança, uma das maiores e mais bem-sucedidas campanhas de mobilização nacional em prol dos direitos de crianças e adolescentes.

“Acreditamos que, quando se tem um projeto com boas intenções, que visa um impacto positivo, o resultado é muito maior do que o esperado e é possível atingir ainda mais pessoas. Além disso, poder se engajar em um trabalho voluntário, conhecendo novas realidades e contribuindo com conhecimento, traz uma motivação ainda maior para os nossos funcionários, e isso é algo que se reflete positivamente no nosso dia a dia”, afirma Bernardo Paiva, presidente da Ambev.

Criado para compartilhar com as ONGs o jeito Ambev de fazer gestão, ajudando em seu desenvolvimento e aumentando o impacto social que elas têm, o VOA contou com a participação ativa de quase 200 voluntários da companhia especialistas em sua área de atuação, que dedicaram tempo e conhecimento para ajudar as ONGs participantes a impactarem cerca de 2 milhões de pessoas.

Durante cerca de seis meses, as ONGs participaram de aulas – ministradas pelos próprios funcionários da empresa – sobre gestão de orçamento, elaboração de metas, incentivos e planos de carreira e, ao final, elaboraram um projeto de conclusão. Um primeiro grupo de 25 ONGs assistiram a encontros presenciais na sede da Ambev, enquanto as demais receberam consultoria em suas próprias cidades de atuação.

Dentre as ONGs do primeiro grupo, o projeto apresentado pela Pró-Saber SP, que atua em Paraisópolis (zona sul de São Paulo), foi escolhido pela Ambev como o melhor do VOA e recebeu o reconhecimento do presidente Bernardo Paiva, em visita à instituição durante a semana. O projeto prevê a ampliação da iniciativa Pró Ler & Brincar, que incentiva a leitura, e quer implementar a iniciativa em 80% das escolas públicas da comunidade. Também pretende impactar, nos próximos três anos, 50% das crianças entre 4 e 8 anos que vivem na comunidade.

Além do reconhecimento, no sábado cerca de 80 crianças atendidas pela organização também puderam participar das atividades do Dia do VOA, com recreação e oficinas de máscaras e pintura, revitalização da praça no entorno da organização e criação de um mosaico no muro externo da ONG.

Entre os funcionários da Ambev que estiveram nas ações em São Paulo estão Fernando Tennenbaum, vice-presidente financeiro, Daniel Cocenzo, vice-presidente de vendas, Ricardo Targino, vice-presidente de atendimento ao cliente e Ricardo Melo, vice-presidente de gente e gestão. Na tarde de sábado, o presidente Bernardo Paiva e o vice-presidente de relações corporativas, Ricardo Melo, visitaram a Gerando Falcões, a primeira ONG a receber compartilhamento de gestão da Ambev.

Também foi feito um reconhecimento para o segundo grupo de ONGs. A escolhida foi a Passos Mágicos, de Embu Guaçu. A organização atende crianças de 7 a 14 anos e promove aulas de português, matemática e inglês para jovens do ensino público no contra turno escolar, além de realizar o acompanhamento psicológico de todos seus alunos e, aos finais de semana, atividades de campo, com foco em expandir o universo das crianças.

O projeto apresentado no VOA visa à expansão do alcance da ONG para atingir 2 mil crianças em dois anos – em 2018, foram 500 crianças atendidas – e aumentar o alcance do projeto para outras cidades.

“Somos uma companhia com propósito e temos consciência de que, com nosso tamanho, podemos ter uma influência bastante grande na sociedade. Por isso, além de sempre buscarmos sempre atuar da melhor forma em nosso mercado, também buscamos expandir nossa atuação para o lado social, em projetos que contribuem para a construção de um mundo melhor para todos”, conclui Paiva.

Sobre o VOA

O VOA é o programa criado pela Ambev para compartilhar com ONGs seus conhecimentos em gestão. O objetivo é ajudar essas organizações a se estruturaram melhor e, assim, ampliarem seu impacto positivo na sociedade. Por meio do VOA, a Ambev capacita as ONGs e, ainda, incentiva o voluntariado entre seus funcionários. Todas as aulas do programa VOA são dadas por funcionários da Ambev que se voluntariam para doar tempo e conhecimento para as ONGs, transmitindo conceitos de gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores. Neste primeiro ano do programa VOA, 185 ONGs de todo o Brasil, selecionadas entre quase 2 mil inscritas, receberam consultoria personalizada dos funcionários da Ambev. Foram quase 200 voluntários ao longo do ano que dedicaram 12 mil horas para ajudar as ONGs participantes a impactarem cerca de 2 milhões de pessoas.

(#Envolverde)