Por Júlio Ottoboni –
A busca por uma maior interação entre a tecnologia aeroespacial e as áreas da saúde sempre estiveram nas pautas dos institutos de pesquisa de São José dos Campos. Entretanto a falta de cursos universitários e de pós-graduações no setor da saúde na cidade dificultava uma aproximação com maior eficiência. No entanto, isso parece ter sido resolvido com a abertura de dois cursos de medicina e um novo de odontologia, além do da Unesp e da Universidade do Vale do Paraíba ( Univap).
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pertencente ao Comando da Aeronáutica, tem diversos estudos e projetos em seu departamento de inteligência artificial e robótica ligados a área de saúde. O conhecimento obtido nas novas tecnologias possibilitou, inclusive, a migração de seus engenheiros para o segmento de serviços clínicos com a criação de empresas como a Yara Telemedicine que opera no monitoramento de pacientes a distância, por exemplo.
A Faculdade Anhanguera, em seu polo em São José dos Campos, abriu o vestibular para a graduação em odontologia. Esse é o terceiro curso da área implementado na cidade. Além de contar com um sofisticado centro de pós-graduação na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, que trabalha já com interação com as novas tecnologias disponíveis. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), atualmente, são mais de 270 mil cirurgiões-dentistas no Brasil.
As duas novas faculdades de medicina que se instalaram na cidade, oferecem 220 vagas para candidatos a futuros médicos. Além dos cursos de odontologia, a área de saúde tem crescido nos núcleos universitários da Univap, Universidade Paulista (Unip), Anhanguera e Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).
A Universidade Anhembi Morumbi realiza no próximo dia 5, o vestibular para 100 vagas no curso de medicina. A instituição recém-instalada na cidade ainda vai oferecer 10 bolsas integrais para estudantes de baixa renda e sem condições financeiras de pagar pelo curso, cujas mensalidades são superiores aos R$ 10 mil.
Um dos critérios para participar é a renda familiar per capita bruta, que não pode exceder um salário mínimo e meio (R$ 1.405,05). O estudante também precisa ter concluído o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em colégio particular.
A cidade tem ainda a Humanitas Faculdade de Ciências Médicas, que se instalou em 2017, oferecendo 120 vagas. As duas universidades de medicina, que tiveram apoio da prefeitura em todo o processo de instalação, se comprometeram a fornecer contrapartidas ao município. Os alunos irão, inclusive, atuar nas unidades de saúde.
A Anhembi Morumbi está instalada em uma área de 5 mil metros quadrados na avenida Benedito Matarazzo, próximo à marginal da Via Dutra .A Humanitas Faculdade de Ciências Médicas ocupa uma área de 4.500 metros quadrados na região sudeste, nas antigas instalações da Tecnasa, que foi uma das fábricas pioneiras no segmento aeroespacial, em telecomunicação. (#Envolverde)