ODS8

A busca para integrar empatia e cuidado com o cliente, em tempos de avanço digital 

por Nilson Brandão – 

Conferência de Inovação e Tecnologia abordou temas como inteligência artificial, interação homem-máquina, inovação e relacionamento sério com o cliente, com especialistas nacionais e internacionais 

São Paulo, junho –Amar também o problema, além somente a solução. A instrução pode parecer estranha à primeira vista, mas indica o fio condutor da profunda curiosidade, interesse pelo outro, empatia e eficácia da busca de um gerente de supermercado para melhor atender. O caso foi apresentado nesta quinta-feira (13.06) pelo PhD em Antropologia Tim Lucas, em conferência sobre Tecnologia e Inovação, em São Paulo.

Em questão, a iniciativa de Simon Lea, gerente em um supermercado inglês, ao perceber uma criança caída na loja. Ele buscou se informar, teve a compreensão que o menino era autista e a mãe o havia levado ao mercado. Mais que isso procurou se informar mais sobre a condição do autismo, conversou com a mãe da criança e introduziu uma quite hour (horas mais tranquilas, no português) aos sábados, para que pessoas com autismo sintam-se mais confortáveis, evitando barulhos ou outros estímulos.

Assim, em 2016, a música ambiente passou a ser desligada neste horário, anúncios de promoção e outros equipamentos que pudessem impactar o quadro e outras medidas na loja. Anos depois, a rede de supermercados decidiu ampliar o teste do programa “Inclusive Hour” (hora inclusiva, em português) inicialmente para 27 lojas do grupo ao longo de 2019, nas terças-feiras. O tema integrou a palestra ‘Uma visão antropológica sobre humanidade e inteligência artificial’, de Tim Lucas.

Iniciativas assim avançam no mundo e recentemente o jornal malaio New Straits Times publicou matéria neste sentido. Em uma edição de abril, publicou a matéria Autism-friendly shopping centre at Sunway Putra Mall, com o relato de iniciativas coletivas para melhor lidar com a condição especial. Tim Lucas costuma explicar que sempre se ligou ao que chama de small dataou micro comportamento.

Em outras palavras, o comportamento de consumo, associado a pequenos grandes insights, que ligam aspectos desde a empatia e relacionamento sério com os clientes, a como inovações impactam a sociedade crescentemente digital. Combinar este e outros temas afins foi uma das ambições do evento “It’s a Match”, promovido pela Associação Brasileira de Automação- GS1Brasil, responsável pela padronização em código de barras no mercado brasileiro.

Neurociência, Inteligência Artificial, Interação Homem-Máquina, Inovação e até mesmo a aproximação de grandes empresas e startups foram alguns dos temas que atraíram cerca de 500 participantes ao evento, nesta quinta-feira.  “Um evento com uma agenda do século XXI”, disse o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, MCTIC, para quem induzir processos de inovação representa um processo da construção.

O evento foi apoiado por um grupo de empresas, como a GIC Brasil, que integra o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da GS1 e que apresentou o projeto de utilização de imagens e inteligência artificial para a gestão da operação física de lojas do varejo supermercadista. O módulo amplia as funcionalidades do RUB, sistema pioneiro de gestão da área de vendas, atualmente em 650 lojas do varejo do Brasil, Panamá, Colômbia e Angola.

“O RUB trabalha pela produtividade e prosperidade do varejo e de seus consumidores. Uma das nossas preocupações é aumentar a escala da sustentabilidade na operação física das lojas, com maior controle nos fluxos de mercadorias e informações, redução de desperdícios, precisão na auditoria, eliminação do uso de papéis”, diz a Diretora de Marketing da GIC Brasil, Stefania Fernandes.

A jornada do evento incluiu o compartilhamento outros cases de sucessos, formação de parcerias, tendências na era digital, neurociência aplicada à decisão de compra, indústria 4.0 e o avanço das startups em novos desenvolvimentos em tecnologia e relacionamento com o cliente. Com base em um aplicativo, os participantes puderam se comunicar e trocar experiências em rede durante o evento.

Um dos principais momentos da conferência foi a palestra da Diretora da Creative Business University, na Holanda, Nathalie Brähler. Na prática, Nathalie é uma das principais especialistas globais em conectar o “futuro próximo” ao “aqui e agora”, bem como em novos ecossistemas de transformação no mundo dos negócios. Ainda no evento, foi anunciado que o Brasil e Índia serão os dois primeiros países a implementar o projeto global Verifyed by GS1, que prevê avanços e novas compatibilizações na identificação de produtos, será estendido a outros países. (#Envolverde)