ODS9

STADLER alcança flakes de plástico de alta pureza e aumenta a produtividade na planta de triagem de PET da RCS

Altshausen, 11 de maio 2020 – A RCS é uma empresa com sede em Werne, Alemanha, especializada em gerenciamento de reciclagem. Com mais de 40 anos de experiência, fornece às empresas soluções eficientes e sustentáveis ​​para o descarte de resíduos comerciais com suas três principais competências: descarte de resíduos, reciclagem de matérias-primas e plásticos. A sustentabilidade e o uso ecológico de recursos são os princípios que estão no centro da filosofia corporativa da RCS. Eles percorrem todos os aspectos de sua operação, como os processos avançados usados ​​para coletar e transformar resíduos em matérias-primas secundárias, retornando-os ao ciclo de produção. Esses valores fundamentais também formam a base de seu serviço aos clientes, pois a empresa trabalha com eles para desenvolver conceitos ecológicos e adaptados individualmente às suas necessidades.

RCS PET sorting plant

Uma área de foco importante para a RCS é a reciclagem de garrafas PET para produzir flakes de plástico para uma variedade de aplicações e regranulados de alta qualidade para o setor de alimentos. Essa atividade está centralizada em sua planta de triagem, onde separa o PET claro do PET colorido – que corresponde a 85% do material de entrada – latas de alumínio e ferrosas, filmes e outros materiais. Com uma capacidade de 7 toneladas / hora, a planta opera em um sistema de turno contínuo,  transformando garrafas PET usadas em flakes de plástico de qualidade alimentar.

A pureza dos flakes é de suma importância, pois eles são destinados à produção de uma variedade de produtos plásticos, desde fibras plásticas a filmes e fitas de embalagem, além de produtos para a indústria alimentícia. Cada Big Bag, ao final do processo, é cuidadosamente controlado quanto à umidade residual, densidade aparente, cores incorretas e contaminantes, bem como distribuição de tamanho de grão e resíduos de adesivo para garantir a alta qualidade do material de saída.

Uma modernização completa oferece alta qualidade e eficiência operacional

Joint CEO from left Alexander Rimmer and Gerd Francke

Para alcançar de forma consistente a alta pureza necessária e otimizar os processos em sua fábrica, a RCS confiou na experiência da STADLER ao longo dos anos: “Já compramos um separador balístico da STADLER em 2005”, diz Gerd Francke, CEO conjunto da RCS. “Com base na boa experiência com sua tecnologia, decidimos novamente escolher a STADLER para um novo separador balístico em 2014”.

Isso foi seguido por uma modernização completa da planta em 2017: “A STADLER nos ofereceu o pacote completo, desde o planejamento do projeto até a realização da modernização de toda a planta, gerenciada e implementada por sua equipe”, explica Alexander Rimmer, CEO conjunto da empresa. “Apreciamos particularmente o seu conhecimento técnico e o apoio durante todo o projeto. A consultoria deles foi impecável e eles nos ofereceram grandes especialistas técnicos, que nos aconselharam não apenas no âmbito da tecnologia e de processos, mas também sobre as possibilidades de implementação especificamente adaptadas aos nossos requisitos técnicos, com boas soluções para os problemas”.

A conclusão do projeto dentro de prazos muito apertados foi um requisito essencial para a RCS, e a STADLER atendeu a essa importante demanda: “O que nos convenceu particularmente foi que eles seguiram nosso cronograma apertado e foram capazes de atender às nossas expectativas”, acrescenta Alexander Rimmer.

A modernização trouxe vários benefícios para a planta de triagem – não apenas na qualidade do material de saída, mas também em seu funcionamento geral e nos custos operacionais, para satisfação dos CEO’s da RCS: “A maior vantagem foi um aumento triplo em quantidade, qualidade e produção. Os processos de trabalho tornaram-se mais fáceis para nossos funcionários. Além disso, o equipamento STADLER é muito durável e, portanto, requer menos manutenção. Como resultado da modernização e da manutenção simplificada, os custos e os fluxos de trabalho puderam ser otimizados”.

Uma atualização adicional com um removedor de rótulos para atender aos requisitos em evolução

O setor de reciclagem está em constante evolução, pois as embalagens usadas pelos fabricantes mudam com o tempo. É o caso das garrafas PET, cada vez mais embaladas em etiquetas “de corpo inteiro”: “Para otimizar a classificação e obter melhor qualidade para nossos clientes, a separação entre rótulo e garrafa PET deve ocorrer antes da triagem”, explica o CEO da RCS.

Label remover_RCS Plant

Mais uma vez, a RCS procurou a STADLER em busca de uma solução para esse novo requisito: “com o removedor de rótulos STADLER, as etiquetas são arrancadas e as garrafas PET são menos danificadas do que com outros fabricantes. Como resultado, podemos registrar uma abrasão menos fina”, conclui Alexander Rimmer.

O removedor de rótulos da STADLER – lançado em 2019 – remove etiquetas de garrafas de todos os tipos, atingindo um padrão de qualidade de até 80% das etiquetas removidas. Ele processa um fluxo de massa de até 9 Tn / h – dependendo do tamanho das partículas e da composição do material. Destaca-se pela construção robusta que é a marca registrada dos equipamentos STADLER e é altamente resistente a impurezas. Esses recursos resultam em excelente durabilidade e um desempenho consistentemente alto durante seu longo ciclo de vida.

O removedor de rótulos STADLER está em operação na planta de triagem de PET da RCS, onde provou ser uma solução eficaz: “Estamos muito satisfeitos com o removedor de rótulos, pois ele requer menos manutenção e sua capacidade é adaptada à de nossa fábrica. Ele tem menos desgaste nas facas e a máquina não é muito sensível a impurezas, como filmes ou madeira. Além disso, não causa danos às garrafas PET. Com o removedor de rótulos, podemos separar as etiquetas das garrafas antes da classificação, o que nos permite garantir um nível de pureza consistentemente alto”, conclui Alexander Rimmer.

O relacionamento de longa data da STADLER com a RCS é uma marca registrada da abordagem da empresa em atender seus clientes, como Willi Stadler, CEO do Grupo STADLER, explica: “Estou muito orgulhoso de ter trabalhado lado a lado com a RCS ao longo dos anos, construindo uma parceria real que nos permitiu apoiá-los à medida que seus negócios cresceram e evoluíram. Juntos, conseguimos antecipar as mudanças na demanda do mercado e encontrar soluções eficazes para sua operação. Me alegro em estar ao lado deles, ajudando-os a enfrentar desafios futuros”.

RCS PET sorting planta

Sobre a STADLER

STADLER dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe de mais de 450 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de componentes para completar os sistemas de reciclagem e classificação. Sua linha de produtos inclui separadores balísticos, correias transportadoras de transporte, tambores de triagem e removedores de rótulos. A empresa também é capaz de fornecer estruturas de aço e armários elétricos para as plantas que instala. Fundada em 1791, a operação e estratégia desta empresa familiar são sustentadas por seu espírito de oferecer qualidade, confiabilidade e satisfação ao cliente, sendo um bom empregador e fornecendo forte apoio social.

Para mais informações, visite http://w-stadler.de/pt

#Envolverde