Fundada em 2017 , a startup, que começou com um projeto de faculdade em São Paulo, cresceu 11% durante a pandemia
Mesmo durante isolamento social, onde as aulas passaram a ser remotas, a plataforma estudantil 4Student, fundada pelos empreendedores Pedro Tormin e Stephanie Edenburg, cresceu.
Focada em proporcionar as melhores experiências e conexões para os jovens, a startup, que tem mais de 2.000 quartos na plataforma, atende estudantes estrangeiros e nacionais. “O número parece baixo quando falamos de crescimento de 11%, mas em um período de crise, onde diversas companhias pararam suas operações é um motivo de muito orgulho”, fala Pedro Tormin. Ele complementa que nesse período quem mais procurou a empresa foram brasileiros, mesmo que o maior percentual seja de estrangeiros, representando 53% dos clientes.
“O jovem quer morar sozinho, mas ainda tem o costume da casa dos pais. Por isso busca serviços e atendimento que os auxiliem nessa nova vida. A 4Stu, que já oferecia serviços adicionais ao apartamento, está reforçando e aprimorando o plano para ser a plataforma que integra tudo o que o jovem estudante precisa, indo para além do mundo de housing, mas de todo o universo estudantil”, completa o executivo.
A previsão da 4Student, que recebeu investimento da Bossa Nova em 2019, é expandir em 5x no próximo ano. “O Brasil tem um potencial de mercado gigantesco para o nosso modelo de negócios. Afinal, vivemos em um país continental e com universidade espalhadas por todo diversos estados, onde os estudantes vão atrás das melhores vagas, não importa onde seja, mas buscam sempre o conforto de um lar, além de uma empresa que possa auxiliá-los nesse processo de mudança. Por isso nosso negócio vem crescendo”, conta Stephanie Edenburg, complementando que a 4Student se propõe a algo muito além de encontrar o apartamento perfeito: é um porto seguro, oferecendo todo o suporte e apoio necessário na vida universitária.
A ideia de negócio foi desenvolvida por Pedro Tormin e Stephanie Edenburg ainda na faculdade, após ver de perto as dificuldades encontradas por estudantes que precisavam alugar um apartamento e se adaptar em um novo espaço e cidade. No último semestre do Pedro no Insper, havia uma matéria onde ele precisava criar uma startup, esse momento coincidiu com a chegada da prima dele na faculdade de medicina em Jundiaí.
“Acompanhamos de perto todo o processo, ela precisava encontrar um apartamento onde se sentisse confortável, tinha o medo de não se enturmar e adaptar, enfim, todas essas questões que quem está fazendo algo novo pela primeira vez enfrenta. Assim criamos a 4Student, que inicialmente era pra ser um match para juntar pessoas. Queríamos conectar e facilitar todo o processo do estudante, mas vimos que tinha realmente uma demanda muito grande no mercado”, contou Edenburg.
Diferentemente de outras plataformas do mesmo ramo, a 4Student oferece algo mais amplo e completo, pois os serviços da plataforma não se restringem à locação perfeita. A 4Student possui um atendimento e suporte personalizado antes e depois da busca do imóvel, entendendo em profundidade a dor daquele jovem e dando total apoio à experiência, oferecendo desde serviços de supermercado e lavanderia, aluguel de eletrodomésticos, limpeza e reparos no imóvel, até dicas de restaurantes, passeios, integração e acolhimento aos novos habitantes da capital.
A 4Student cria uma relação de amizade e proximidade, oferecendo suporte relevante e apoio à nova vivência em São Paulo, sendo para estudantes brasileiros de outras cidades, estrangeiros ou quem procura o seu primeiro apê. São mais de 400 apês disponíveis no site (www.4student.com.br), contando com perfis e atendendo às diversas necessidades.
(#Envolverde)