Clima

Estudo: aquecimento global pode levar furacões para áreas mais povoadas

Por ClimaInfo – 

À medida que o planeta aquece, ciclones se tornarão mais comuns em regiões de latitude média. “Lugares como Nova York, que não estão nos trópicos profundos, tiveram furacões, mas apenas raramente”, disse ao WSJ o físico climático Joshua Studholme, da Universidade de Yale e autor principal do estudo publicado na Nature Geoscience. “A climatologia está mudando e isso é provável que seja um choque”.

Atualmente, ciclones – ou furacões, como também são conhecidos – estão confinados principalmente às regiões compreendidas entre os trópicos e a linha do equador. Segundo os autores do estudo, os ciclones tropicais do século 21 provavelmente ocuparão uma gama mais ampla de latitudes do que em qualquer outro momento durante os últimos três milhões de anos.

Em tempo: Pesquisa destaca vulnerabilidade de infraestrutura no Ártico com degelo do permafrost provocado pela mudança climática. Nas próximas décadas, 70% das construções sobre este tipo de terreno no Hemisfério Norte podem entrar em colapso, incluindo pelo menos 120 mil edifícios e muitos quilômetros de estrada. Isto, por si só acarretará gastos bilionários de manutenção. Reuters e Washington Post deram destaque ao estudo publicado na Nature Reviews Earth & Environment.

#Envolverde