Ações contra pobreza menstrual

Mais de 300 mil pacotes de absorventes Always, marca da  industria Procter & Gamble (P&G), foram doados no mês de fevereiro de 2022 ao Governo do Amazonas.

A ação faz parte da campanha nacional promovida pela marca #MeninaAjudaMenina, pelo Fim da Pobreza Menstrual.

O material será distribuído gratuitamente para estudantes em situação de pobreza nas escolas da rede estadual, localizadas na capital e no interior do Amazonas.

Estes itens se somarão a mais absorventes adquiridos pelo Governo do Amazonas para atender durante todo o ano meninas e mulheres em situação de extrema pobreza, que não têm como ter uma higiene menstrual adequada.

Laura Vicentini,  vice-presidente das marcas de cuidados femininos e bebês da P&G Brasil.

A pobreza menstrual vai além de um problema de saúde pública. Ela afeta a confiança e autoestima e causa evasão escolar, impactando inclusive no futuro da educação e da economia do país.”

"

Os impactos da pobreza menstrual no Brasil

Para dar visibilidade sobre os impactos da pobreza menstrual, Always realizou em 2020 uma pesquisa, em parceria com a Toluna, com 1124 mulheres entre 16 a 29 anos, de todas as classes e regiões do Brasil.

Os resultados foram analisados pela pesquisadora e antropóloga Mirian Goldenberg e mostram que a falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero e é agravado pelo tabu em torno da menstruação.

1

Uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes.Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita que não ir à aula impactou negativamente o seu rendimento escolar.

2

Mais de uma em cada quatro jovens (29%) revelou não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas

3

Com as limitações financeiras, mulheres recorrem a alternativas, como papel higiênico, roupas velhas ou toalha de papel

Mulheres pela Justiça

Fluxo sem Tabu

Na campanha #MeninaAjudaMenina, já foram doados mais de três milhões de absorventes para as instituições:

Cruz Vermelha

Saiba mais sobre as iniciativas de Always contra a Pobreza Menstrual.