Por Olhar Animal –
Na semana passada, os combates da invasão russa na Ucrânia chegaram perto do Zoológico de Kiev, levantando preocupações com o bem-estar de seus animais. O local permanece fechado para visitantes, mas não há planos para retirar os animais da zona de guerra.
O local abriga cerca de 4 mil exemplares de mais de 200 espécies, incluindo elefantes, camelos e o único gorila da Ucrânia. O estoque de comida deve durar dez dias, calcula a administração.
O gorila Tony nasceu no zoológico de Nuremberg (Alemanha) em 1974. Posteriormente, ele esteve nos zoológicos de Hanover e Saarbrücken e, desde 1999, o animal vive em Kiev.
“É quase impossível evacuar os animais, porque é impossível fornecer serviço veterinário e transporte adequados”, afirmou Kyrylo Trantin, chefe do zoológico, segundo o site Euronews.
Elefantes e outras espécies vulneráveis ao estresse gerado por explosões e tiroteios estão recebendo sedativos. “A guerra está causando tanto estresse aos animais que alguns foram realocados para recintos fechados e galerias subterrâneas”, acrescenta Trantin.
Funcionários do zoo passam as noites vigiando o bem-estar dos animais.
Durante a invasão russa, alguns zoológicos ucranianos conseguiram evacuar seus animais para países vizinhos. Na segunda-feira (28/2), animais do santuário de ursos Save Wild, perto de Kiev, foram transportados para a Polônia, onde o zoológico de Poznan lhes ofereceu refúgio durante a guerra.
Apesar de estar cercado por tanques russos no caminho, o comboio de cinco ursos atravessou a linha de ocupação e chegou em segurança ao seu destino, provocando alegações de um “milagre” dos funcionários do zoológico.
Fonte: Um Só Planeta
#Envolverde